11 de janeiro de 2017

Aprenda a economizar para investir na sua carreira

shutterstock_552724588

Em tempos de crise, os investimentos devem ser analisados antes de serem postos em prática. Na balança da vida, a educação sempre acaba em segundo plano quando é preciso escolher. Ter apenas a graduação já não é mais suficiente para se destacar no mercado de trabalho, que por sinal, está cada vez mais competitivo. Ela é o primeiro degrau pelo qual todo profissional deve passar para consolidar sua carreira e para, depois, abrir caminhos para novos cursos e especializações.

É interessante ressaltar, então, que, para iniciar os estudos, é necessário tanto um planejamento na rotina do estudante, como na parte financeira. Todos os meses, uma grande parte dos brasileiros se desdobra para equilibrar o orçamento e pagar suas despesas domésticas. Mas, invariavelmente, os gastos são maiores que os ganhos. Sim, o salário está curto, e os preços estão altos. Mas como pensar no investimento em educação quando o orçamento está no vermelho?  Preparamos 10 dicas de como diminuir seus gastos, para conseguir poupar e ainda investir na sua carreira profissional.

  1. Anote tudo o que você gastar

Essa é uma técnica antiga, mas que dá certo sempre. Ao anotar tudo o que você gasta (pequenos gastos entram aqui também) você adquire um controle maior sobre o que está gastando e assim, perceber onde pode poupar mais. Pode parecer entediante no começo, mas esta é a forma ideal para descobrir se está gastando desnecessariamente.

  1. Dê férias ao seu cartão de crédito

O grande problema do cartão de crédito é a falsa sensação de poder comprar aquilo que desejamos, e não temos dinheiro suficiente no momento. Sim, podemos fazer isso mas o fato é, muitas pessoas perdem o controle de suas finanças ao utilizar o cartão de crédito, já que pode facilmente perder-se a noção de quanto gastou. Pequenos gastos transformam-se em uma quantia imensa, difícil de ser paga. Em uma sociedade consumista, em que o que vale é o ‘’aqui e agora’’, o cartão de crédito nas mãos, é realmente um grande risco. Sem contar nos juros abusivos ( a segunda maior taxa do mercado) que são cobrados caso a fatura não seja quitada completamente ao mês.

  1. Evite fazer refeições fora (mesmo que seja um lanchinho)

Sempre que possível, prefira fazer as refeições como almoço e café da manhã em casa, leve também um lanchinho para os intervalos. Além de ser um método mais econômico, é o mais saudável. Mesmo que não seja possível levar seu lanche de casa todo dia, tente sempre que possível. Você vai se surpreender ao perceber o tanto que você pode economizar mensalmente.

  1. Crie metas para seus gastos

Definir uma quantidade de quanto você pode gastar com lazer e alimentação, por exemplo, é completamente possível. Basta criar metas baseado no seu custo mensal. Uma dica é dividi-las por categorias: 50% da renda para os gastos essenciais: todos aqueles necessários para você se manter no dia a dia: moradia, alimentação, transporte, educação, etc. 15% da renda para prioridades financeiras: se você estiver endividado, sua prioridade será quitar as dívidas, se não, poupar para o futuro. 35% da renda para estilo de vida: todos os gastos relacionados a hobbies e lazer: academia, salão de beleza, compras no shopping, etc.

  1. Poupe sempre. De preferência estabeleça um valor fixo para poupar mensalmente (encare essa poupança como mais uma de suas despesas)

Estabelecer um valor fixo para poupar mensalmente é o ideal, na dica acima, o valor indicado para se poupar é de 15% da renda, mas dificilmente aqueles que estão endividados conseguirão, contudo, o importante aqui é poupar sempre, mesmo que valores um pouco mais baixos. Encare essa poupança como mais uma de suas despesas mensais, estabelecendo valores de acordo com a sua renda para criar o hábito de poupar sempre.

  1. Quando for ao supermercado leve uma lista detalhada das coisas que precisa e pague com dinheiro, à vista.

Um dos locais onde acabamos gastando mais do que deveríamos é no supermercado, limite-se a comprar somente aquilo que está escrito na lista, assim será mais fácil manter-se dentro do seu orçamento e não acabar gastando desnecessariamente. Evite pagar suas compras com o cartão de crédito, para evitar abusos causados pelo ‘’poder de compra’’ que o cartão nos proporciona, prefira pagar á vista, em dinheiro.

  1. Sempre que possível, prefira o transporte coletivo e deixe seu carro em casa.

Livre-se das filas e do estresse no trânsito, deixe seu carro em casa e economize uma quantia considerável da sua renda mensal com combustível. Outra alternativa é combinar com os vizinhos a ‘’carona solidária’’ assim,  é possível diminuir a quantidade de veículos, melhorando o trânsito e a qualidade do ar nas cidades. Com o uso dessas alternativas , é possível reduzir em até 75% os custos com combustível.

  1. Saia menos (aprenda a dizer não)

Reveja suas prioridades e seja firme quando não quiser fazer alguma coisa, muitas pessoas acabam cedendo à pressão dos colegas e saem sem ter se programado financeiramente e consequentemente acabam gastando demais, extrapolando seu orçamento. Sair com os amigos, com a família é de extrema importância, mas tenha em mente que tudo precisa de planejamento, estabeleça um número de vezes que você pode sair e fazer atividades para o seu lazer, afinal, ninguém é de ferro.

  1. Não subestime o poder dos ‘’pequenos gastos’’ eles fazem uma grande diferença ao final do mês

Um dos grandes vilões dos orçamentos são os pequenos gastos do dia a dia, justamente por não notarmos que eles são importantes na hora de contabilizar as despesas. Não ignore esses pequenos gastos, e sempre que possível, tente diminuí-los. No fim das contas, um cafezinho depois do almoço e o lanchinho da tarde fazem diferença no seu orçamento.

  1. Se possui dívidas: foque em quitá-las

Por fim e não menos importante, se você possui dívidas, a prioridade deve ser em quitá-las para equilibrar as finanças. É preferível pagá-las à vista, para conseguir um desconto, se não for possível, tente uma negociação ou uma contraproposta com seus credores, para conseguir parcelas que caibam no seu orçamento. Concentre o vencimento das parcelas para o início do mês, ou seja, logo que seu salário cai, você já separa o valor necessário para pagar, antes mesmo de pensar gastar em outras coisas.

Organizar as finanças para economizar é uma tarefa que exige muita disciplina e autocontrole, mas não é impossível. Aos poucos você vai perceber que não é tão difícil assim assumir o controle do seu orçamento, basta seguir as dicas para essa tarefa se tornar um pouco mais fácil. Investir em educação é o sonho de muitas pessoas, mas isso depende, exclusivamente, de planejamento. Cada orçamento tem suas peculiaridades, mas uma coisa é certa, poupando sempre é possível realizar seus objetivos.

Descubra a Pós-Graduação que te falta para a sua especialização. Confira os nossos cursos aqui.

LEIA TAMBÉM: Aprenda a manter o ritmo de estudos


New Call-to-action
Conheça nosso aplicativo
Conheça nosso aplicativo no Google Play Conheça nosso aplicativo na App Store

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.


52 INSIGHTS PARA UMA CARREIRA VENCEDORA

Você também pode gostar de:

  • Desenvolvimento profissional: 5 sinais de que a sua carreira está em risco
  • Empreendedorismo feminino: Dicas para a escalada do sucesso
  • 20 de Janeiro: Dia do Farmacêutico.
  • Dicas para melhorar seu desempenho no trabalho
  • 4 segredos para se aproximar de um headhunter no LinkedIn

  • CATEGORIAS

    Administração (14)
    Agronegócio (3)
    Artigos (44)
    Carreira (98)
    Datas Comemorativas (6)
    Dia do Profissional (12)
    Docência Superior (2)
    E-book (1)
    Educação (25)
    Educação a distância (34)
    Educação Superior (8)
    Emprego (34)
    Engenharia e Arquitetura (13)
    Especialização (24)
    Infográfico (4)
    Internet (7)
    MBA (8)
    Meio Ambiente e Sustentabilidade (13)
    Mercado de trabalho (61)
    Mês da Língua Portuguesa (9)
    Petróleo e Gás (5)
    Pós-graduação (16)
    Saúde (14)
    Saúde Mental (4)
    Tecnologia (11)
    Testes (4)

    Siga o Wpós nas redes sociais

    Copyright © 2017 wPós