9 de janeiro de 2017

12 hábitos para eliminar da sua vida e alcançar o sucesso em 2017

black-and-white-sport-fight-boxer

Com a virada do ano, muitas pessoas fazem uma lista de coisas que desejam realizar em 2017. Poucas delas, contudo, serão realizadas até dezembro. Uma a uma, a maioria das resoluções serão abandonadas ao longo do ano – ou, em muitos casos, ainda em janeiro.

Por isso, em vez de adotar novos costumes, que tal eliminar maus e velhos hábitos? O colunista da Inc. Chris Dessi enumerou uma lista com algumas práticas e vícios que muitos empreendedores costumam carregar pela vida, mas que fazem mal, diminuem a produtividade e impedem a chegada do sucesso e do contentamento pessoal. Veja 12 delas a seguir:

1. Rede social durante o trabalho
As plataformas de mídia social são a principal causa da procrastinação. Perder-se entre posts do Facebook pode até ser divertido, mas também muito pouco produtivo. O conselho de Dessi é: evite entrar em Facebook, Instagram, Twitter e outras plataformas sociais enquanto estiver trabalhando. “Desligue também as notificações do celular. Você pode checar o Snapchat quando tiver tempo livre”, diz.

2. Nem tudo tem a ver com você
“O seu chefe não está conspirando para te demitir, a recepcionista também não está rindo por causa da sua gravata. Eles estão pensando sobre si mesmos e seus problemas. Não sobre você”, afirma Dessi. Para o colunista, é essencial abandonar pensamentos egocêntricos para ser mais feliz e focar melhor naquilo que importa.

3. Não seja multitarefa
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, mostra um resultado bastante surpreendente: apenas 2% das pessoas pode, de fato, realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. De acordo com a pesquisa, o cérebro dos chamados “supertasking” é diferente dos outros 98% da população. “Então, se você não faz parte desse grupo, não tente ser [um supertasking]. Quando quiser eliminar algo da sua lista de coisas para fazer, feche todo browser e aplicativo na sua tela, com exceção daquele que você precisa para realizar a tarefa”, diz Dessi.

4. Nada de comparações
Não é possível ganhar o jogo das comparações. “Sempre haverá alguém mais inteligente, mais bonito, mais rico e [aparentemente] mais feliz que você”, afirma o colunista. O empreendedor deve ser capaz de focar em si mesmo, em seus objetivos, saúde e estado de espírito.

5. Acabe com as reclamações
O fato, segundo Dessi, é que não vale a pena ficar reclamando por todos os cantos. “Fique atento às palavras que saem da sua boca. Elas irão afetar você e as pessoas ao seu redor”, afirma. De acordo com ele, quanto mais coisas boas são ditas, mais coisas boas acontecem. O empreendedor deve ser otimista.

6. Não perca tempo com pessoas negativas
“Se elas não amam e apoiam você, tire-as da sua vida”, afirma Dessi. A ideia aqui, contudo, não é buscar o confronto, mas, sim, deixar de estar disponível. “Nem todas irão notar. Elas estão muito focadas em si mesmas.”

7. Livre-se de reuniões longas e desnecessárias
Menos reuniões significa mais produtividade. “Marque a reunião, fale o que precisa falar e vá fazer o que precisa fazer”, diz Dessi. Reuniões precisam ser produtivas. A dica do colunista é criar uma ata para cada encontro com os tópicos que precisam ser abordados. Enquanto você checa os assuntos, peça aos funcionários que digam em que tarefa estão trabalhando e o que já concluíram. “Funciona melhor e você reduzirá o tempo gasto em reuniões pela metade.”

8. Pare de dizer “sim” a tudo
Muitos empreendedores acham que 24 horas não é tempo o suficiente para resolver tudo o que necessário no dia. Dessi discorda. “Você tem tempo o suficiente, mas você gasta ele fazendo as coisas erradas.” O conselho é parar de dizer “sim” a tudo e abraçar o “não”. “Ame o ‘não’. Esta deve ser a sua palavra para 2017.”

9. Largue o hábito da autossabotagem
Muitos empreendedores vivem ouvindo aquela voz na cabeça que diz “você não é bom o suficiente” ou “você nunca conseguirá”. Dessi diz que é preciso largar esse hábito e estimular outro, que mantenha você produtivo. A autossabotagem não leva a nada, enquanto trabalhar, se exercitar e fazer coisas boas à sociedade pode tornar você mais feliz, completo e bem-sucedido.

10. Não se gabe de metas que ainda não foram cumpridas
Uma palestra do TED feita pelo empreendedor Derek Sivers explica o fenômeno: quando alguém anuncia para o mundo quais objetivos quer alcançar, o cérebro entende que esses objetivos já foram alcançados. Isso significa menos esforço e foco. Assista aqui.

11. Pare de se obcecar com fim do mundo
Algum ceticismo é sempre bom, mas o pessimista não muda o mundo, não motiva as pessoas nem tem ideias inovadoras. “O pessimismo só faz com que as pessoas ao redor do pessimista fiquem para baixo.”

12. Cuide do que está sob seu controle
No empreendedorismo há uma porção de variáveis que estão fora do controle do dono de um negócio. Por isso, não adianta passar noites acordado e preocupado com o que não é possível resolver. Para Dessi, isso é um desperdício de tempo, energia e recursos. “Você pode controlar o que você come, o que você pensa e o que você faz. Foque em você mesmo.”

TEXTO: Pequenas Empresas Grandes Negócios

LEIA TAMBÉM: 

Empreendedorismo: cinco áreas quentes para investir em 2017



Conheça nosso aplicativo
Conheça nosso aplicativo no Google Play Conheça nosso aplicativo na App Store

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.


New Call-to-action

Você também pode gostar de:

  • O que você precisa saber para ser um trainee de sucesso
  • Segunda-feira: como começar a semana com o pé direito
  • O que você almeja com um curso de Pós-Graduação?
  • wPós ganha nova marca
  • Inteligência emocional x inteligência racional

  • CATEGORIAS

    Administração (14)
    Agronegócio (3)
    Artigos (44)
    Carreira (98)
    Datas Comemorativas (6)
    Dia do Profissional (12)
    Docência Superior (2)
    E-book (1)
    Educação (25)
    Educação a distância (34)
    Educação Superior (8)
    Emprego (34)
    Engenharia e Arquitetura (13)
    Especialização (24)
    Infográfico (4)
    Internet (7)
    MBA (8)
    Meio Ambiente e Sustentabilidade (13)
    Mercado de trabalho (61)
    Mês da Língua Portuguesa (9)
    Petróleo e Gás (5)
    Pós-graduação (16)
    Saúde (14)
    Saúde Mental (4)
    Tecnologia (11)
    Testes (4)

    Siga o Wpós nas redes sociais

    Copyright © 2017 wPós