10 de janeiro de 2017

5 atitudes simples para ter uma semana mais produtiva

shutterstock_551205184

Estamos em janeiro, mês em que muitos estão de férias. Mas, se não é o seu caso, confere o que temos para dizer para você.

Uma semana produtiva depende muito de como você foca cada dia de trabalho e quanto tempo você se dedica a atividades que tomam seu tempo. Trabalhar muito não quer dizer necessariamente que você está sendo produtivo. Sempre haverá uma maneira melhor de completar sua tarefa. Encontre-a, trabalhe com mais inteligência e alcance melhores resultados na sua semana de trabalho.

Veja a seguir algumas atitudes simples para ter uma semana mais produtiva.

1. Parta para a ação

Tudo certo em planejar o que precisa ser feito na semana ou no mês, mas quando você volta ao planejamento muito frequentemente, você perde preciosas horas produtivas. Então em vez de ficar sempre planejando, parta para ação. A opção de postergar uma tarefa em vez de executá-la logo pode parecer confortável, mas não é prudente. A atitude de deixar uma tarefa para depois não fará com que a pendência deixe de existir. Ela terá de ser completada, então, pare de procrastinar e execute-a para ter o prazer de assinalar mais um “feito” em sua lista de pendências.

Também vale a pena reconsiderar se tantas reuniões são realmente necessárias. Muitos profissionais perdem muito tempo em reuniões intermináveis enquanto poderiam estar em ação. Para se assegurar que está tirando o máximo proveito de seu tempo, procure fazer uma espécie de “orçamento” do tempo. Isso ajudará você a ter mais noção de quanto tempo é gasto em reuniões e planejamentos a cada semana enquanto já deveria estar em ação. Você ficará surpreso no quanto pode ser feito na semana ao rastrear o tempo que perde em reuniões ou excesso de planejamento.

2. Você não precisa dizer sim para qualquer demanda

Dizer sim a um pedido parece mais fácil do que negá-lo. Toda vez que você concorda em fazer algo que trará pouco ou nenhum resultado, fica mais difícil manter seu cronograma. Você pode fazer mais quando sabe o que tem de fazer, quando tem de fazer e o que espera realizar.

3. Não seja perfeccionista

Quando você busca a perfeição, pode levar mais tempo par terminar suas tarefas.  E isso fará de você menos produtivo.  A razão disso é que ao buscar a perfeição, você gasta mais tempo em uma tarefa e deixa as outras de lado. Isso fará com que você seja lento e irrite seu chefe imediato durante o processo.

4. Tire tudo da cabeça

Não dependa muito de sua memória. Ela pode falhar quando você mais precisa. Em vez disso, escreva o que é importante. Existem centenas de opções para isso. Desde o bom e velho bloquinho de anotações até aplicativos como o Evernote e Wunderlist. Ao tomar nota de tudo que precisa ser feito na semana, você terá mais noção de seu cronograma e poderá estabelecer prioridades mais facilmente.

5. Reveja e meça suas realizações

Assim que você termina a semana e se prepara para a próxima semana, reveja suas realizações junto com tudo o que ainda precisa ser feito. Volte à sua lista de tarefas e verifique o que não foi feito e as razões pelas quais você não conseguiu fazer. Celebre as suas realizações, anote o que foi postergado e aprenda com seus erros. Você estará mais bem preparado para a semana.

LEIA TAMBÉM: O que você pode dizer sobre si mesmo?


New Call-to-action
Conheça nosso aplicativo
Conheça nosso aplicativo no Google Play Conheça nosso aplicativo na App Store

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.


2017 O ANO DA SUA VIRADA PROFISSIONAL

Você também pode gostar de:

  • Conheça os 5 passos para conquistar a credibilidade profissional
  • As 5 posturas dos grandes líderes
  • Você conhece o poder de um abraço? #DiaDoAbraço
  • 10 dicas infalíveis para conseguir uma vaga de emprego
  • 4 truques para escrever mais rápido (e melhor)

  • CATEGORIAS

    Administração (14)
    Agronegócio (3)
    Artigos (44)
    Carreira (98)
    Datas Comemorativas (6)
    Dia do Profissional (12)
    Docência Superior (2)
    E-book (1)
    Educação (25)
    Educação a distância (34)
    Educação Superior (8)
    Emprego (34)
    Engenharia e Arquitetura (13)
    Especialização (24)
    Infográfico (4)
    Internet (7)
    MBA (8)
    Meio Ambiente e Sustentabilidade (13)
    Mercado de trabalho (61)
    Mês da Língua Portuguesa (9)
    Petróleo e Gás (5)
    Pós-graduação (16)
    Saúde (14)
    Saúde Mental (4)
    Tecnologia (11)
    Testes (4)

    Siga o Wpós nas redes sociais

    Copyright © 2017 wPós