5 de janeiro de 2017

5 dicas de estudo extremamente simples

shutterstock_381582874

Mais um ano que se inicia e que tal relembrar 5 dicas de estudo para começar 2017 com o pé direito?

Seja qual for o seu objetivo, passar em um concurso público, especializar-se na sua área de atuação profissional, ou qualquer outro, quando se trata de ritmo de estudos não há uma receita de bolo, não há um único jeito, há o seu jeito. O objetivo dessas dicas é maximizar a qualidade dos seus estudos.

Lembre-se que o simples dá certo.

As três primeiras dicas formam o tripé básico, não apenas para os estudos, mas para qualquer objetivo com o qual você tenha se comprometido a executar com qualidade.

As outras dicas de estudo estão mais ligadas a sua produtividade em campo.

Confira e , enquanto estiver estudando, tenha sempre em vista as informações a seguir; isso fará seus estudos renderem mais.

1) Alimentação

shutterstock_348320018

É fato, quase uma regra, a correria do dia a dia somada a quantidade de material para estudar, muitos concurseiros cedem aos alimentos processados (aquele que não pode ser obtido através da natureza) de consumo rápido, gordurosos, repletos de açúcares e pobres em nutrientes.

Tamanha a importância do tema fizemos um post muito completo recheado de todas as informações necessárias para a nutrição do concurseiro.

2) Exercícios físicos

Achamos que seria até desnecessário falar sobre a importância da prática de atividades físicas nos estudos, mas seguro morreu de velho né.

A prática regular de exercícios físicos melhora a circulação de seu corpo. Isso significa que, com uma circulação melhor, a oxigenação de suas células também melhora, e o oxigênio e o combustível de todo processo.

É um fato comprovado pelos especialistas que, quando ocorre falta de ar no organismo, algumas das primeiras células a morrerem são as do cérebro.

Essa por si só, já é uma excelente razão para você praticar atividades físicas na fase de estudos.

shutterstock_291041570

Caso você seja concurseiro e esteja se preparando para área de segurança pública, essa dica passa a ser questão de sobrevivência no certame. Muitos deixam passar o sonho de ser aprovado por estar fora de forma.

Além disso, a capacidade de se manter focado de um concurseiro que pratica atividades físicas constantemente é bem melhor, em regra, se comparados aos que não praticam.

Praticar atividades físicas também influencia na qualidade do seu sono e como bem sabemos é justamente durante o sono que retemos o conhecimento adquirido ao longo do dia.

Claro que não estamos aqui, de forma alguma, falando que um concurseiro deve ser um Michael phelps na vida,a ideia não é dedicar seu dia inteiro a isso, mas sim manter um equilíbrio entre corpo e mente.

E antes que você venha com a máxima de 99% dos concurseiros, sim, nós sabemos que você está sem dinheiro e tem que pagar cursos, inscrição, viagens, material escolar dos filhos, IPVA e que não tem tempo e bla bla bla …

Aqui não vamos enrolar muito não só temos uma coisa a dizer: APRENDA A SE ADAPTAR.

Tá sem grana? Ok, vamos listar aqui pra vocês algumas excelentes atividades físicas que possuem baixo custo ou são de graça:

  • Caminhar
  • Praticar Yoga
  • Pular corda
  • Jogar futebol
  • Jogar Videogame (sim não falei errado não. Conheça o xbox kinect)
  • Andar de bicicleta
  • Patinar
  • Corrida
  • Vôlei

Ah, mas se o seu problema for “tempo”, lembre-se que é você quem defini as suas prioridades. Cuide do seu corpo.

3) Descanso

shutterstock_329860034

Fase fundamental e de grande influência no desempenho dos seus estudos.

Confesso que já dei menos importância ao meu sono do que deveria, acreditava que dormir 4 horas por noite era a própria definição da ALTA PERFORMANCE.

Mas aí conheci rapidamente o mundo real e vi que todo meu esforço no trabalho, nos estudos e nas atividades físicas caíram bruscamente.

A partir daí procurei ler mais sobre o assunto. Li livro sobre o tema, pesquisei inúmeros vídeos de especialistas no Youtube, li diversos sites de autoridades sobre o assunto e cheguei a uma conclusão.

Qual a quantidade de horas ideal que você deve dormir para render bem? Teste

É isso mesmo meu amigo, como disse no início do post, não é uma receita de bolo, aprenda como seu organismo reage a sua rotina e teste qual o tempo ideal deve dormir para se sentir bem.

Eu, particularmente, descobri que me adapto muito bem com 6 horas de sono, então vou dormir por volta das 23h e acordo às 5 da manhã.

Dica extra: Cuidado com os excessos de final de semana, não acredite que vai tomar todas na sexta e sábado logo cedo estará 100% funcional, pois não vai.

Uma noite de sono mal dormida nos deixa indispostos no dia seguinte, especialmente para atividades mentais. Nem tente forçar os estudos nessa hora, pois estudo improdutivo e nada dá no mesmo, então o melhor a fazer e se comprometer realmente com seu objetivo é estar disposto de abdicar de alguns “prazeres temporários” para alcançar mais rápido sua aprovação.

4) Estudar antes das aulas

Que devemos revisar após as aulas sejam elas online ou presenciais nós já estamos cansados de saber.

Mas a sacada que queremos passar pra você aqui e que pode maximizar muito seus estudos: é estudar antes das aulas.

A vantagem em estudar antes da aula é que você já perde o primeiro contato, sabemos que isso em alguns casos, ainda mais pra quem tá iniciando nos estudos é mais complicado ainda.

Porém perder o primeiro contato com a matéria vai aumentar sua atenção ao longo da aula, pois mesmo que não tenha entendido o assunto por completo, fica mais fácil se orientar.

Em cursos presenciais essa dica é ainda mais poderosa pelo fato de que você pode usar o professor para tirar suas principais dúvidas.

OBS: Tenha bom senso de tirar suas dúvidas no momento oportuno da aula, nada mais inconveniente que concurseiro(a) que acha que só tem ele na sala né.

“Fazendo uma analogia entre o estudo e a preparação de seu prato preferido, poderíamos dizer que, ao estudar antecipadamente, você está simplesmente separando os ingredientes da receita. Posteriormente, na sala de aula, sob a condução do professor, os ingredientes serão misturados na devida proporção, mexidos, postos para cozinhar, etc.

Lembrando sempre que também é importante o estudo após a aula para driblar a famosa curva do esquecimento.

5) O estudo em grupo

shutterstock_141036148

O estudo em grupo, se trabalhado da maneira correta, pode ser uma ótima ferramenta para quem possui dificuldade com, por exemplo, disciplina, motivação, paciência e perseverança.

E é aí que mora o problema, pois o estudo em grupo sem planejamento, organização, regras e o mínimo de técnica pode atrapalhar mais que ajudar.

Que esse ano seja o ano em que você irá alcançar todas as suas metas, sejam elas voltadas para concurso público ou na sua vida.

E você? Vem com a gente?

TEXTO: Adaptado do site www.administradores.com.br.

LEIA TAMBÉM: Como ler três vezes mais rápido em apenas 20 minutos com ajuda da ciência


New Call-to-action
Conheça nosso aplicativo
Conheça nosso aplicativo no Google Play Conheça nosso aplicativo na App Store

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.


2017 O ANO DA SUA VIRADA PROFISSIONAL

Você também pode gostar de:

  • Profissionais, atualizem-se!
  • Produtividade: aprenda 5 gatilhos mentais para turbinar sua motivação
  • 9 dicas de organização para você estudar melhor
  • Quer aprender sobre qualquer coisa? Confira 4 dicas de um Nobel da Física
  • #FalaProfessor: Qual a diferença entre Administração Pública e Gestão Pública?

  • CATEGORIAS

    Administração (14)
    Agronegócio (3)
    Artigos (44)
    Carreira (98)
    Datas Comemorativas (6)
    Dia do Profissional (12)
    Docência Superior (2)
    E-book (1)
    Educação (25)
    Educação a distância (34)
    Educação Superior (8)
    Emprego (34)
    Engenharia e Arquitetura (13)
    Especialização (24)
    Infográfico (4)
    Internet (7)
    MBA (8)
    Meio Ambiente e Sustentabilidade (13)
    Mercado de trabalho (61)
    Mês da Língua Portuguesa (9)
    Petróleo e Gás (5)
    Pós-graduação (16)
    Saúde (14)
    Saúde Mental (4)
    Tecnologia (11)
    Testes (4)

    Siga o Wpós nas redes sociais

    Copyright © 2017 wPós