12 de janeiro de 2018

As 20 regras de ouro para alcançar o sucesso profissional

Quando pensamos sobre nossa carreira, é preciso definir os objetivos principais e estimar onde queremos estar em determinado período de tempo. Afinal, para avançar em qualquer aspecto da vida, é preciso definir objetivos e traçar metas para alcançá-los. Essa é a chave que vai manter você focado. Em outras palavras, a necessidade básica de qualquer objetivo é estabelecer uma metodologia e um cronograma.

Para alcançar o sucesso profissional, é necessário um bom planejamento e certas regras de ouro. Quer saber quais? Vem com a gente!

  1. Aprender e atualizar

O potencial de aprendizagem é um talento que todos profissionais devem ter. Se você realmente quer conquistar um objetivo profissional, é fundamental se qualificar e aprender como alcançá-lo. Uma das muitas regras de ouro para o sucesso da carreira é estar atualizado em relação à sua área de atuação.

  1. Encontrar um mentor

Deve haver alguém que você admira no seu ramo. Que tal pedir dicas a essa pessoa? Se possível, encontre-se com essa pessoa regularmente. Mas caso não seja possível, seu contato pode ser por e-mail. Além de uma visão abrangente de alguém mais experiente que já alcançou os objetivos que você almeja, você poderá aprender técnicas específicas em sua área.

  1. Ter atitude

Atitude de uma pessoa é um aspecto fundamental para o sucesso na carreira. É sempre bom assumir mais responsabilidade e manter uma boa reputação no local de trabalho. É claro que pode haver aborrecimentos no dia-a-dia, mas é importante saber reagir com maturidade às adversidades. Procure ser proativo em vez de ficar reclamando. Isso terá um impacto significativo na sua imagem profissional.

  1. Ser um líder

Ser líder em uma organização exige certas qualidades. Você deve se apresentar como um líder que deseja avançar. É realmente um desafio ser um líder onde ele precisa lidar com situações adversas e fazer mudanças. Além de respeitar a todas as pessoas, é obrigatório ser confiável e confiante, possuir uma boa comunicação, persuasivo, inabalável e minucioso.

  1. Ser o profissional com quem você gostaria de trabalhar

Outra regra de ouro para ser bem-sucedido é ser alguém com quem você gostaria de trabalhar. Algumas qualidades costumam ser importantes para isso: entusiasmo, educação, comprometimento, respeito, sociabilidade, espírito colaborativo, sensibilidade, confiabilidade e, claro, qualificação.

  1. Anotar as ideias

É provável que muitas ideias passem por sua cabeça no dia-a-dia. Procure anotá-las em um diário, ou em bloco de notas. As boas ideias são um presente especial e desaparecem quando novos planos ou urgências aparecem. Portanto, certifique-se de anotar essas melhores ideias à medida que elas surjam em suas mentes.

  1. Preparar uma lista de realizações

É sempre um bom hábito fazer uma lista de tudo o que foi realizado os dias presentes. Isso é bom porque você pode recorrer à lista sempre que precisar: seja ao escrever uma carta de candidatura a um cargo, seja na hora de atualizar seu currículo, ou mesmo, estudá-la antes de uma entrevista de emprego. Portanto, manter o controle das tarefas alcançadas é outra regra de ouro para o sucesso profissional.

  1. Sentir-se bem no local de trabalho

Essa é a base para ter um bom relacionamento no local de trabalho. Quando você se sente bem no cotidiano profissional, as suas relações tendem a ser melhores, mais plenas. Além disso, você ganha em qualidade de vida, pois boa parte da sua rotina é no trabalho.

  1. Focar as soluções

Problemas fazem parte da rotina de qualquer tipo de situação. Como colaborador, a melhor atitude diante deles é buscar soluções. Dessa forma, quando for apresentar determinado problema ao seu gestor, espera-se que você sugira junto uma solução.

  1. Fazer valer o seu salário

Se uma organização paga você para fazer seu trabalho, ela espera que você entregue resultados. Portanto, desperdiçar o tempo que deveria ser dedicado ao trabalho com atividades pessoais é inaceitável. A regra de ouro aqui não é fazer apenas o trabalho para o qual você é pago. É, na verdade, fazer mais, ir além, ter entusiasmo e comprometimento real com os objetivos da organização. Parece muito? Bom, se você realmente quer avançar na carreira, é o básico…

  1. Concentrar-se em resultados e não no relógio de ponto

Quando uma demanda chega a você, é importante alcançar o melhor resultado e, se possível, antes do prazo. Trabalhar por longas horas não significa que você é um bom, colaborador. O que importa são os resultados obtidos no momento certo. Acredite, isso é notado e bem visto pelos dirigentes do seu trabalho.

  1. Chegar cedo ao trabalho

Esse é o tipo de detalhe que pode fazer toda a diferença. Demonstra comprometimento e respeito além de proporcionar alguns valiosos instantes de tranquilidade para começar a trabalhar em demandas que exigem concentração sem ser interrompido.

  1. Evitar a procrastinação

Trabalhar com afinco num projeto desde o início em vez de procrastinar e ter de se apressar para concluí-lo ao final do prazo garante mais qualidade tanto nos resultados como em sua vida. A procrastinação afeta severamente o seu desempenho. Muitos colaboradores procrastinam tarefas desafiadoras por medo do desconhecido, e falta de autoconfiança. E muitas vezes o desafio era mais fácil do que parecia.

  1. Respeitar a todos

Outra regra de ouro para se destacar na carreira é tratar cada indivíduo no local de trabalho com o devido respeito e boas maneiras. O mesmo respeito e gentileza devem ser dispensados a todos as pessoas, não importando o nível hierárquico na organização, do zelador ao presidente. Ter relacionamentos saudáveis com todos à sua volta é importantíssimo para o bom desempenho profissional.

  1. Ter habilidade de escrita

A habilidade de escrever é o requisito básico para se destacar. Durante o seu cotidiano essa habilidade é frequentemente recrutada na redação de e-mails, cartas de apresentação, relatórios, laudos etc. Existem alguns tipos de documentos que exigem determinados padrões. Esteja atento a isso.

  1. Networking ativa

Cultivar uma network eficaz é mais que ter bons contatos. Trata-se de estar pronto a ajudar outros profissionais, estar atento às oportunidades que podem interessar aos colegas, cultivar relacionamentos sadios e ter um apurado sendo de colaboração profissional. É importante que a atitude seja legítima e desinteressada. Em outras palavras, tente tomar cuidado para não ajudar apenas àqueles que podem retribuir diretamente. O mundo dá voltas e às vezes, na hora de necessidade, a mão amiga vem de onde se menos espera.

  1. Planejar e executar

Quando você tem mais carga de trabalho em uma organização, mantenha-se focado e também assegure-se de priorizar o trabalho. Uma importante regra de ouro para o sucesso na carreira é planejar e seguir o plano, claro, com flexibilidade para se adequar a novas circunstâncias.

  1. Escolher o nicho certo

Lembre-se de escolher um nicho onde você possa aplicar seus talentos e vocações para ter maiores chances de se destacar e se tornar um líder. Quando você ama seu trabalho, certamente irá superar e alcançar o sucesso dentro do prazo estipulado. Se você está infeliz, provavelmente está atuando na área errada.

  1. Conhecer seu mercado

Os clientes são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Conquistar bons clientes é a principal intenção de muitas organizações. Clientes satisfeitos são uma condição sine qua non para o sucesso de qualquer negócio, logo, para os resultados que podem levar você ao reconhecimento e sucesso.

  1. Descansar

E claro que uma carreira de sucesso exige afinco e algumas renúncias. Mas é importantíssimo ter momentos de descanso para manter a saúde mental, condição sem a qual você não chegaria a lugar algum. Portanto, reserve sempre algum tempo para o lazer e o descanso. Afinal nada do que foi listado acima é possível sem uma boa saúde mental. É ela que proporcionará a calma, a lucidez e a inteligência emocional para trilhar o caminho do sucesso!

Com essas dicas você pode avaliar onde está acertando e o que está fazendo de errado para se reprogramar para o sucesso profissional. Cultive o que você já tem e incorpore o que está faltando e faça mais e melhor, sempre!



Conheça nosso aplicativo
Conheça nosso aplicativo no Google Play Conheça nosso aplicativo na App Store

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.


New Call-to-action

Você também pode gostar de:

  • Aprenda a ser mais confiante na entrevista de emprego
  • A Inteligência Emocional influencia sua carreira profissional
  • O que você tem que fazer para ser mais criativo
  • Está sem dinheiro para cursar sua Pós-Graduação? Veja 10 dicas para equalizar suas finanças
  • Como ter uma semana mais produtiva

  • CATEGORIAS

    Carreira (102)
    Cotidiano (49)
    Cursos (28)
    Estudo (37)
    Fala, professor (60)

    Siga o Wpós nas redes sociais

    Copyright © 2018 wPós