4 de julho de 2018

Como ter uma semana mais produtiva

Nesses dias em que a frase “tempo é dinheiro” é ainda mais verdadeira, a produtividade ganha status de prioridade em quase todos os aspectos das nossas vidas. E garanti-la de forma eficaz e equilibrada pode parecer um desafio para muitos.

Por isso, reunimos 19 dicas para você fazer da sua semana mais produtiva. Vamos nessa?

Concentre-se numa única tarefa de cada vez.

Foi comprovado em diversos estudos que se você tiver duas coisas a terminar, fazer uma por vez não só permitirá que você termine mais cedo como também aumentará a qualidade do seu trabalho.

Aprenda a dizer “não”.

No livro “The Power of No: Because One Little Word Can Bring Health, Abundance, and Happiness” (O Poder do não: por que uma pequena palavra pode trazer saúde, abundância e felicidade – sem versão traduzida para o português), o autor James Altucher é categórico ao afirmar: “um ‘Não’ bem colocado não pode apenas poupar tempo e evitar problemas, pode salvar sua vida”.

Planeje ser produtivo.

Uma semana produtiva começa na segunda-feira de manhã, desde que você tenha um bom plano. Imprevistos sempre aparecerão, mas ter um cronograma pode ajudar. Com isso, você pode programar até algum tempo livre para relaxar.

Planeje o máximo de tarefas para até quinta-feira.

Ao planejar sua agenda, procure programar as demandas de forma que seu trabalho seja concluído na quinta-feira. Por que? Simples: a sexta-feira pode então ser usada para se concentrar em tarefas que surgiram inesperadamente, permitindo que você termine a semana sem (ou quase) pendências.

Tire logo as tarefas chatas do caminho.

Resolva primeiro aquelas tarefas que te dão preguiça, as que você não gosta. Assim você não vai desperdiçar energia mental pensando em como vai ser chato fazê-las. Acredite, você ficará tão aliviado ao terminá-las que o resto do dia parecerá bem mais simples.

Busque outros pontos de vista.

Uma visão diferente da sua pode ajudá-lo a ter melhores perspectivas sobre qualquer assunto.   Se você não tem alguém em quem confie para conversar sobre seus desafios, talvez seja o momento de procurar. Outro ponto de vista pode trazer insights valiosos. Esteja aberto a críticas construtivas.

Observe outras estratégias.

Observe o cotidiano de pessoas que você considera produtivas (ou mesmo admira por outros motivos) e aprenda as melhores práticas. Muitos bons hábitos podem ser adquiridos ao se observar os bons hábitos de outras pessoas.

Feito é melhor do que perfeito.

A busca da excelência é sempre bem-vinda, mas o perfeccionismo obsessivo é inimigo da produtividade. O que você prefere: 100 tarefas cumpridas no prazo, tudo bem feito, ou 15 perfeitas mas atrasadas?

Comece cedo.

Quanto mais cedo você começar, mais você pode fazer. Aprenda a acordar mais cedo e cuide de seus assuntos pessoais e seu café da manhã antes de começar. Com isso, você terá menos distrações e mais tempo durante o dia.

Planeje ter tempo livre.

Trabalhe duro, mas descanse também. É importante se envolver por completo ao que se está fazendo e isso inclui seu descanso. Programe algum tempo todos os dias e nos fins de semana para ficar longe (de verdade) do trabalho. Você merece uma pausa e seu cérebro também.

Reserve tempo para não ser interrompido.

Se as distrações nos acometem mesmo quando estamos sozinhos, com outras pessoas por perto (ou nos aplicativos de mensagem), a coisa piora ainda mais. Encontre formas de garantir algum tempo livre de distrações para realizar tarefas que exigem foco.  Nesse período, silencie as notificações do celular e certifique-se de que as pessoas a sua volta sabem que você não quer ser interrompido.

Faça intervalos.

Ninguém pode estar focado durante todo o tempo. Uma boa dica é ter uma pausa por cinco minutos a cada 30 minutos de trabalho focado. Isso ajuda o cérebro a se recompor para retomar o trabalho de forma mais produtiva.

Seja implacável.

Você está sendo tão eficiente quanto possível? À medida que você enfrenta uma determinada tarefa, pergunte a si mesmo: “Como eu poderia fazer isso mais rápido?” Melhore constantemente sua abordagem e técnica para uma maior produtividade.

Faça somente o que você pode fazer.

Se há alguém que pode fazer o que está fazendo melhor ou com menos custos, terceirize. Seu tempo é melhor usado fazendo coisas que você pode fazer.

Reavalie seu desempenho.

Tire um tempo no final de cada semana para refletir e avaliar seus resultados. A partir de suas conclusões, encontre maneiras de fazer melhorias a cada semana.

Execute a triagem.

Comece a pensar como um médico da sala de emergência. Qual é o melhor uso do seu tempo agora? Definido isso concentre-se e faça acontecer. Todo o resto terá de esperar.

Automatize tarefas repetitivas.

Configure pagamentos automáticos para contas, e procure automatizar todas as tarefas cotidianas. Quanto menos você tiver de fazer, melhor.

Crie uma lista de coisas para fazer apenas uma vez por dia.

Muitas coisas só precisam ser feitas uma vez por dia, duas vezes no máximo. Verificar e-mails pessoais e atualizações no Facebook são alguns exemplos. Crie uma lista que pode ser chamada de “uma vez por dia” e certifique-se de que essas tarefas não estão se aproximando da carga de trabalho desnecessariamente.

Não se abata

É preciso tempo e prática para dominar qualquer coisa, e a produtividade não é diferente. A melhoria constante é um objetivo realista – não a perfeição em uma semana.

Leia também: Reuniões produtivas: 6 técnicas que você precisa aprender



Conheça nosso aplicativo
Conheça nosso aplicativo no Google Play Conheça nosso aplicativo na App Store

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.


New Call-to-action

Você também pode gostar de:

  • Aprenda a ser mais confiante na entrevista de emprego
  • Conheça as atitudes profissionais mais valorizadas pelas empresas
  • Seja um líder mais coerente e conectado com sua equipe
  • 5 lições sobre vender para o varejo
  • Não erre na hora de utilizar o e-mail corporativo

  • CATEGORIAS

    Carreira (102)
    Cotidiano (49)
    Cursos (28)
    Estudo (37)
    Fala, professor (60)

    Siga o Wpós nas redes sociais