18 de junho de 2018

Química forense: veja como atuar na carreira

Para os que possuem uma graduação em Química e acham que o mercado de trabalho ainda é muito restrito e as oportunidades são ínfimas, está na hora de abrir o horizonte para novos segmentos que área pode te proporcionar.

Que a química é a área que estuda as composições e propriedades de uma matéria, isso todos nós já vimos ainda lá no ensino médio, não é mesmo? Contudo, para quem atua neste mercado, deve estar muito bem qualificado para não se sentir ultrapassado e excluído do mercado de trabalho.

A Faculdade Unyleya, por meio de seu maior programa de Pós-Graduação a Distância – wPós, pode te ajudar a acelerar sua carreira de forma definitiva. Nesse sentindo, como uma tendência da área, a Química forense é uma oportunidade para quem almeja se desenvolver mais.

Bom, caso essa seja uma das suas preocupações, acompanhe esse artigo e veja como e o que deve ser feito para que você não fique para trás. Vamos, lá!

 

O que esperar da Pós-Graduação em Química Forense?

O objetivo do curso de Pós-Graduação em Química Forense preparar o aluno para analisar e elaborar laudos toxicológicos esportivos, trabalhistas, alimentício e ambiental, Além do mais, ele estará apto a aplicar técnicas e procedimentos metodológicos ligados às análises químicas periciais.

Também faz parte do curso, capacitar o profissional para controlar a qualidade das análises químicas e produzir laudos e pareceres técnicos para auxiliar a elaboração de processos ou defesas.

 

Para quem é o curso?

Este curso é voltado para profissionais das áreas de química, engenharia química, química industrial, farmácia, bioquímica, ambiental e jurídica que atuam ou desejam atuar como peritos em Química.

Profissionais liberais e da Justiça que queiram compreender e interagir de melhor forma com profissionais do ramo de Química Forense, também podem se especializar por meio deste curso.  O curso destina-se ainda àqueles que atuam ou desejam atuar com questões ligadas à toxicologia, dopings esportivos, questões trabalhistas e análises nas áreas ambientais e de alimentos.

 

O que é visto durante o curso?

Como parte de sua grade curricular, os alunos poderão esperar matérias como:

  • Identificações na Química Forense
  • Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica
  • Métodos Cromatográficos, Eletroforese Capilar e Métodos Gravimétricos
  • QF 3 – Métodos Espectroscópicos, Titrimétricos e Eletroquímicos
  • Química Forense – Procedimentos para Perícias, Controles de Qualidade e Elaboração de Laudos e Pareceres Técnicos
  • Toxicologia Ambiental: Praguicidas, Metais Pesados e Alimentos
  • Toxicologia Forense: Drogas de Abuso

 

Como é o mercado de trabalho para esse profissional?

Bem, agora que você já sabe o caminho das pedras para chegar até o sucesso na carreira em Química, que tal ver como é o mercado de trabalho para quem deseja atuar neste segmento.

O profissional dessa área, estará devidamente certificado para atuar como Perito em grandes indústrias e, inclusive, no setor público. A diferença do último, deve-se a forma como você vai ingressar nele, já que você será colocado a prova por meio de um concurso público.

 

Perito de Química Forense

Os peritos criminais trabalham em laboratórios no desenvolvimento de atividades forense ao analisar, caracterizar e desenvolver novos em drogas, fármacos, agrotóxicos, alimentos, tintas, documentos, bebidas, combustíveis. Além do mais, ele deverá aborda as maneiras como elas são mostradas.

Essas atividades visam identificar apontar a quantidade e/ou a existências de substâncias e seus princípios ativos em determinadas demandas, com isso, verificar a legalidade para o uso de tal substância.

 

Concursos

Para você que deseja seguir carreira neste segmento, poderá encontrar cargos na administração pública voltados exclusivamente para atender essa área. Nesse caso, os profissionais podem recorrer aos órgãos da segurança pública, como a Polícia Federal e Polícia Civil.

Então, o que achou do nosso artigo de hoje? Você pode assinar a nossa newsletter e estar por dentro de todas as notícias. Compartilhe, também, nas suas redes sociais.

Leia também: Afinal, a pós-graduação vale a pena?



Conheça nosso aplicativo
Conheça nosso aplicativo no Google Play Conheça nosso aplicativo na App Store

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.


New Call-to-action

Você também pode gostar de:

  • Aprenda a ser mais confiante na entrevista de emprego
  • A Inteligência Emocional influencia sua carreira profissional
  • O que você tem que fazer para ser mais criativo
  • Está sem dinheiro para cursar sua Pós-Graduação? Veja 10 dicas para equalizar suas finanças
  • Como ter uma semana mais produtiva

  • CATEGORIAS

    Carreira (102)
    Cotidiano (49)
    Cursos (28)
    Estudo (37)
    Fala, professor (60)

    Siga o Wpós nas redes sociais