9 de julho de 2018

Está sem dinheiro para cursar sua Pós-Graduação? Veja 10 dicas para equalizar suas finanças

Quando temos um objetivo, devemos analisar os investimentos necessários para alcançá-lo. Seja comprar um bem, programar uma viagem, mudar para uma casa melhor ou aumentar a qualificação profissional por meio de uma pós-graduação, os exemplos são muitos. Seja qual for o objetivo, é imprescindível colocar tudo “na ponta do lápis” para ter certeza da viabilidade financeira do que queremos conquistar.

Vamos falar hoje da ascensão profissional. Sabemos que no mercado de trabalho cada vez mais competitivo dos dias atuais, ter apenas a graduação já não é mais suficiente para se ter destaque e encabeçar as listas de candidatos elegíveis para as vagas mais cobiçadas. E com o orçamento apertado, condição comum entre os brasileiros atualmente, esse sonho mais parece uma miragem para muitos profissionais.

Por isso, além do planejamento da rotina de estudos, a questão financeira é um desafio a ser transposto por quem quer se qualificar. Afinal, são comuns os casos em que os gastos são maiores que os ganhos.

Então, como pensar no investimento em educação quando o orçamento está no vermelho?  A boa notícia é que existem formas menos penosas do que se pensa. Quer ver? Acompanhe essas dicas:

Tome nota de todos os seus gastos

Ao anotar tudo o que você gasta (incluindo pequenos gastos) você tem maior controle sobre o que está consumindo seu rendimento e poderá definir o que pode ser cortado sem grandes prejuízos ao seu estilo de vida. Pode até parecer uma tarefa entediante. Mas acredite. Você ficará chocado quando começar a perceber o volume de gastos desnecessários em seu cotidiano.

Sabe aquele brigadeiro depois do almoço, o cafezinho na padaria, o chiclete, a lista de supérfluos que não fariam a menor falta é enorme. Se você preferir, existem inúmeros aplicativos de finanças pessoais que podem ajudar muito o seu controle financeiro.

 

Evite ao máximo o uso do cartão de crédito

Há quem diga que o cartão de crédito é o instrumento do seu ego para acabar com você. Sabe aquela falsa sensação de poder comprar para só depois se preocupar com o gasto? Ela pode fazer parte da sua ruína financeira. Pequenos gastos transformam-se em uma quantia imensa, difícil de ser paga.

Em uma sociedade consumista, em que o que vale é o ‘’aqui e agora’’, o cartão de crédito nas mãos, é realmente um grande risco. Sem contar os juros abusivos (a segunda maior taxa do mercado) que são cobrados.

 

Você precisa realmente comer fora sempre?

Lembra a dica número 1? Pois é, aqui vai uma dica prática que diz respeito a ela. Sempre que possível, prefira fazer as refeições como almoço e café da manhã em casa. Outra boa ideia é levar de casa seus lanches para os intervalos. É uma ideia mais saudável para você e para o seu bolso.

Mesmo que não seja possível trazer seu lanche de casa todo dia, tente sempre que possível. Você vai se surpreender ao perceber o tanto que você pode economizar mensalmente.

 

Atente-se às despesas não essenciais

Aceite que um objetivo maior, muitas vezes, requer algum sacrifício. Mas nem sempre esse sacrifício precisa ser grande demais. Que tal rever o seu pacote de TV a cabo? Você realmente precisa de tantos canais? Será que um pacote mais econômico já não seria suficiente? E a sua conta de celular? Será que você precisa de um pacote tão caro? Talvez o simples fato de dar preferência ao uso de softwares e aplicativos de comunicação de voz e vídeo (Skype e WhatsApp), possa diminuir consideravelmente os seus gastos com telefonia.

 

Crie metas para seus gastos

Definir uma quantidade de quanto você pode gastar com lazer e alimentação, por exemplo, é completamente possível. Basta criar metas baseado no seu custo mensal. Uma dica é dividi-las por categorias:

  • 50% da renda para os gastos essenciais: todos aqueles necessários para você se manter: moradia, alimentação, transporte, educação, etc.
  • 15% da renda para prioridades financeiras: se você estiver endividado, sua prioridade será quitar as dívidas, se não, poupar para o futuro. 3
  • 5% da renda para estilo de vida: todos os gastos relacionados a hobbies e lazer: academia, salão de beleza, compras no shopping etc.

 

Estabeleça um valor fixo para poupar mensalmente, que deve ser encarado como uma despesa fixa

Estabelecer um valor fixo para poupar mensalmente é o ideal. O valor indicado por muitos especialistas gira em torno de 15% da sua renda. Claro que essa meta é mais difícil para quem está endividado. Nesse caso, deve-se focar a quitação da dívida.

Mesmo assim, o importante aqui é poupar sempre, mesmo que valores um pouco mais baixos. Encare essa poupança como mais uma de suas despesas mensais, estabelecendo valores de acordo com a sua renda para criar o hábito de poupar sempre.

 

Quando for ao supermercado leve uma lista detalhada das coisas que precisa e pague com dinheiro, à vista

O supermercado é um lugar propício para gastarmos mais do que deveríamos. As “necessidades” parecem brotar nas gôndolas. Por isso, faça uma lista com o que é realmente necessário antes de sair de casa. E, uma vez no mercado, entre tantas tentações, seja fiel à sua lista!  Evite pagar suas compras com o cartão de crédito, para evitar abusos causados pela sensação de ‘’poder de compra’’, da qual falamos na dica nº 2, que o cartão nos proporciona.

Uma boa ideia é levar a quantia provisionada para o supermercado em dinheiro, de forma a não gastar mais do que o previsto. Acredite, tirar o dinheiro da carteira e entregá-lo ao caixa vai proporcionar uma visão muito mais realista do gasto do que usar o débito ou o crédito.

 

Já pensou em deixar seu carro em casa e usar o transporte coletivo?

Que tal se livrar do estresse no trânsito e ainda economizar consideravelmente? Então, deixe seu carro em casa e diminua seus gastos com combustível e manutenção. Outra opção é combinar com os vizinhos a ‘’carona solidária’’ assim, é possível diminuir a quantidade de veículos, melhorando o trânsito e a qualidade do ar nas cidades. Você sabia que dessa forma pode-se reduzir em até 75% os custos com combustível.

 

Planeje seu lazer com responsabilidade

Reveja suas prioridades e seja firme quando não quiser fazer alguma coisa, muitas pessoas acabam cedendo à pressão dos colegas e saem sem ter se programado financeiramente e consequentemente acabam gastando demais, extrapolando seu orçamento. É claro que o lazer é importante, mas tenha em mente que com planejamento e limites, você não precisará renunciar completamente à sua vida social e poupará muito.

Estabeleça um número de vezes em que você pode sair e se divertir, afinal, ninguém é de ferro. Além disso, existem opções com custo bem menor. Um passeio no parque, um piquenique, uma exposição com entrada gratuita. Use a criatividade e divirta-se da mesma forma gastando bem menos.

 

Conheça as vantagens de uma Pós-Graduação a Distância

O que torna muitos cursos de Pós-Graduação caros demais são os investimentos em estrutura física. Acontece que a modalidade de cursos presenciais vem se tornando cada vez mais obsoleta, graças aos inúmeros recursos tecnológicos dos quais dispomos hoje em dia. A tecnologia possibilita que tenhamos acesso a uma educação personalizada, voltada para a aquisição de conhecimento de forma mais flexível e com valores acessíveis.

Os cursos a distância não precisam manter uma estrutura onerosa para receber diariamente seus alunos. Todo o conhecimento é transmitido online e essa economia se reflete diretamente no valor do curso. Além disso, o aluno poupa por não precisar se deslocar até o curso, além de estar livre de outros gastos como lanches etc., pois pode estudar em casa quando lhe for mais conveniente.

Organizar as finanças para economizar exige disciplina e autocontrole, mas não é impossível. Aos poucos você vai perceber que não é tão difícil assim assumir o controle do seu orçamento, basta seguir as dicas para essa tarefa se tornar um pouco mais fácil.

Investir em educação é o sonho de muitas pessoas, mas isso depende, exclusivamente, de planejamento. Cada orçamento tem suas peculiaridades, mas uma coisa é certa, poupando sempre é possível realizar seus objetivos.

Leia também:  Finanças pessoais: educação é importante e deve estar no orçamento?



Conheça nosso aplicativo
Conheça nosso aplicativo no Google Play Conheça nosso aplicativo na App Store

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.


New Call-to-action

Você também pode gostar de:

  • Aprenda a ser mais confiante na entrevista de emprego
  • A Inteligência Emocional influencia sua carreira profissional
  • O que você tem que fazer para ser mais criativo
  • Como ter uma semana mais produtiva
  • Educação a Distância: 5 vantagens de acompanhar a evolução do ensino

  • CATEGORIAS

    Carreira (102)
    Cotidiano (49)
    Cursos (28)
    Estudo (37)
    Fala, professor (60)

    Siga o Wpós nas redes sociais