26 de janeiro de 2018

Estudar aos fins de semana? Com estas dicas fica bem mais fácil

Alguma vez você já sofreu por se sentir sobrecarregado no fim de semana?  Aquela enorme pilha de estudo e trabalhos, que se tornou uma bola de neve fora de controle que vem em sua direção, tudo porque as tarefas foram adiadas durante toda a semana? Uma das melhores maneiras de lidar com isso é abortar a origem do problema e usar os dias de semana efetivamente.

Mas, apesar dos nossos melhores esforços, há fins de semana em que não há como se livrar de algumas tarefas que sobraram, sobretudo quando você trabalha e estuda.  Então aqui estão algumas estratégias para obter o máximo desempenho.

Durante o fim de semana, procure ir para a cama e levantar-se no mesmo horário dos dias de semana. Para muitos estudantes, a manhã é o momento em que a energia e a concentração estão no seu melhor. A tentação de tirar a manhã de sábado para assistir vários episódios de sua série favorita ou sair para dar um passeio é grande.  Sabemos que é fundamental ter equilíbrio entre as obrigações e o lazer. O problema é que usar as manhãs para atividades divertidas desperdiça o que poderia muito bem ser o tempo de estudo mais produtivo do dia, além de colocar prazer antes das obrigações.

Pense bem: Você realmente consegue relaxar sabendo de um monte de tarefas pendentes que você terá de enfrentar? Se assim for, então divirta-se. Caso contrário, pense no impacto que a “sobreposição da culpa” tem em sua satisfação pelo tempo de inatividade. Tente trabalhar por algumas horas pela manhã e no início da tarde, e economizar atividades divertidas ou tarefas fáceis, como compras de supermercado ou lavanderia para o final da tarde ou à noite, uma vez que você tenha algo de bom e pode aproveitar esse tempo livre de culpa.

Outro problema em deixar os estudos para sábado à noite ou domingo à tarde é que muitas vezes isso é precisamente o período que seus amigos ou familiares programam atividades de lazer para as quais você será convidado. Se o seu trabalho é feito ou, pelo menos, foi iniciado, você tem mais flexibilidade para aproveitar esse tempo sem se atrasar. Normalmente, as atividades sociais ocorrem nas tardes ou nas noites, de modo que, ao fazer o trabalho pela manhã, talvez você não tenha que ficar mais atrasado em seu trabalho ou sacrificar uma noite porque passou a manhã cuidando da roupa suja. Os fins de semana são um momento chave para adiantar seus trabalhos e suas leituras. Então planeje suas atividades. O planejamento antecipado assegura que tanto o trabalho como o lazer sejam bem mais satisfatórios.

Um problema que você provavelmente terá são as interrupções. E as principais parecem estar a cargo do telefone. Por isso, uma boa ideia é desligá-lo durante seu tempo de estudo. Se isso não for possível para você, tente ao menos avisar às pessoas que costumam (geralmente familiares e amigos mais próximos) ligar nesse horário que estará ocupado estudando e que gostaria de não ser interrompido. Parece haver algumas interrupções únicas para estudar o tempo que ocorre no fim de semana.

O fim de semana é ideal para trabalhos acadêmicos que exigem longos períodos de concentração, como ler os textos indicados pelo seu tutor ou avançar na redação de seu TCC. Alguns estudantes têm dificuldade em se passar horas sentados no mesmo local. Essa dificuldade tem grande impacto sobre a concentração. Tente mudar seu local de estudo quando estiver trabalhando para longos períodos. Passe duas horas no seu quarto, então dirija-se à biblioteca por um tempo, ou talvez uma mesa num cômodo da casa que esteja sossegado, enfim, troque de local às vezes.  Às vezes, uma mudança é tão boa quanto um descanso. As pausas são fundamentais para o desempenho durante muitas horas de estudo ou trabalho.

VEJA AQUI: Gestão de tempo: saiba como organizar sua rotina para poder estudar



Conheça nosso aplicativo
Conheça nosso aplicativo no Google Play Conheça nosso aplicativo na App Store

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.


New Call-to-action

Você também pode gostar de:

  • Home Office: 5 dicas para ser mais produtivo trabalhando de casa
  • Plano de carreira para um gestor de sucesso
  • Como saber se um trabalho é o certo para mim?
  • Será que uma Pós-Graduação pode ajudar em seus objetivos?
  • 9 dicas para enfrentar a primeira segunda-feira depois do carnaval (e do horário de verão)

  • CATEGORIAS

    Administração (14)
    Agronegócio (3)
    Artigos (44)
    Carreira (98)
    Datas Comemorativas (6)
    Dia do Profissional (12)
    Docência Superior (2)
    E-book (1)
    Educação (25)
    Educação a distância (34)
    Educação Superior (8)
    Emprego (34)
    Engenharia e Arquitetura (13)
    Especialização (24)
    Infográfico (4)
    Internet (7)
    MBA (8)
    Meio Ambiente e Sustentabilidade (13)
    Mercado de trabalho (61)
    Mês da Língua Portuguesa (9)
    Petróleo e Gás (5)
    Pós-graduação (16)
    Saúde (14)
    Saúde Mental (4)
    Tecnologia (11)
    Testes (4)

    Siga o Wpós nas redes sociais

    Copyright © 2018 wPós