4 de julho de 2017

Pós-graduação a distância: 6 dicas para fazer a melhor escolha

Ao se decidir por fazer uma pós-graduação a distância o profissional tem de lidar com uma série de considerações. Diante de tantas opções de cursos e instituições que oferecem cursos de Educação a Distância (EAD) de nível superior é preciso cautela para fazer uma escolha acertada que vá agregar ao crescimento profissional. De acordo com a Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed), o Brasil já conta com mais de 200 instituições que oferecem cerca de 9 mil cursos, entre os livres e os autorizados (esses últimos, com certificação homologada pelo MEC).

Entre as dúvidas mais frequentes está a questão da certificação. Os certificados de pós-graduação EAD têm a mesma validade que a de um curso presencial? Essa certificação é aceita em concursos públicos? Para ajudar você com essas e outras dúvidas, selecionamos alguns esclarecimentos básicos que todo profissional precisa saber antes de se matricular em uma pós a distância.  Vamos a eles:

  1. A faculdade é credenciada?

Apenas instituições de ensino superior (IES) que têm o credenciamento para a educação a distância podem oferecer cursos de pós-graduação à distância. Aquelas que têm apenas autorização para cursos presenciais não podem trabalhar com a modalidade EAD. Para verificar a situação da faculdade você pode acessar o sistema eletrônico do MEC, o e-mec. Pela opção “consulta avançada”, é possível analisar, especificamente, os processos de credenciamento EAD das faculdades. Se você pretende ingressar num curso em áreas como Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia, por exemplo, é preciso checar também  em outras entidades normativas de classe, como o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

  1. Os cursos estão autorizados?

Além do sistema e-mec, do Ministério da Educação, você deve consultar também a lista de cursos da Abed. Lá, você pode consultar se o curso é livre ou autorizado.

  1. Histórico da instituição

É importante saber se a faculdade tem alguma pendência administrativa junto ao MEC. O ministério tem uma diretoria responsável por acompanhar as denúncias de quaisquer ilegalidades. Para fazer contato envie uma mensagem para: supervisaoead@mec.gov.br

  1. Unidades de atendimento.

As unidades de atendimento de cursos EAD são os locais onde os alunos podem participar dos encontros presenciais e realizar a apresentação do trabalho final e da prova, por exemplo. É importante verificar se a instituição possui uma unidade dessas em sua cidade ou, ao menos, numa cidade próxima (já que o aluno raramente deve comparecer ao local, apenas para a realização da prova final, que por exigência do MEC, deve ser realizada presencialmente).

  1. Certificado.

Os certificados de conclusão de cursos a distância têm exatamente a mesma validade que aqueles concedidos em cursos presenciais. Os documentos nem sequer fazem distinção quanto à modalidade do curso. Tal prerrogativa é sugerida pela própria Lei de Diretrizes e Bases de Educação de 1996. Além disso, de acordo com o próprio MEC, eles “têm validade nacional e devem ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos”. Candidatos de concursos públicos que eventualmente encontrarem informação divergente no edital do certame ou qualquer outra seleção pública, devem questionar a banca organizadora, e pedir orientações ao Ministério da Educação.

  1. Qualidade do ensino.

Estar em conformidade legal com o MEC, não é suficiente para um bom curso de pós-graduação a distância. Se você deseja fazer a melhor escolha, leve também em consideração o custo benefício da instituição escolhida. É preciso analisar sua estrutura, seu corpo docente, o programa do curso, a forma de atuação de tutores, as credenciais dos coordenadores, a lista de cursos e, claro, a adequação dos cursos oferecidos para o seu propósito profissional.

VEJA TAMBÉM: Como funcionam os cursos híbridos e quais suas vantagens na pós-graduação?



Conheça nosso aplicativo
Conheça nosso aplicativo no Google Play Conheça nosso aplicativo na App Store

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.


New Call-to-action

Você também pode gostar de:

  • Pedagogo: saiba outros campos de atuação da profissão
  • Ei, você sabe falar em público?
  • Cronograma de estudos: escolha o seu e cumpra todas as tarefas
  • Como dar uma guinada na vida profissional
  • Atitudes positivas influenciam sua vida profissional

  • CATEGORIAS

    Carreira (98)
    Cotidiano (44)
    Cursos (25)
    E-book (1)
    Estudo (34)
    Fala, professor (61)

    Siga o Wpós nas redes sociais

    Copyright © 2018 wPós