31 de janeiro de 2018

Será que eu tenho o perfil de um aluno da EAD?

Antes de se matricular em um curso a distância, ou mesmo pesquisar sobre a instituição na qual se interessa, é importante se perguntar: eu tenho o perfil de um aluno da EAD?

O aluno da EAD é agente do seu próprio estudo. Isso pode parecer simples e até inspirador, mas, para algumas pessoas, é o caminho para a frustração. São pessoas que não conseguem se guiar sozinhas, ser ativas sem comando externo etc.

Então, não deposite toda a sua “fé” na Instituição de Ensino. Avalie-se profundamente e diga se possui ou se tem verdadeiras condições de desenvolver as seguintes características:

Organização

Você terá acesso a todo cronograma do curso logo de início. O que você faz com estas informações?

( ) Leio rapidamente

( ) Leio e passo todas as datas para minha agenda diária

( ) Nem leio. Quando eu precisar, consulto as datas

Intuitivamente, você deve saber que a segunda opção é a mais inteligente. Passando para uma agenda, você se planeja e visualiza melhor as distâncias entre um fechamento e outro de disciplinas e atividades. Neste ponto, é importante também criar o hábito de utilizar a agenda em seu dia a dia.

Disciplina

Uma vez que você sabe exatamente tudo o que tem que fazer e dentro de qual período de tempo, só resta uma coisa: fazer. Pessoas sem disciplina naturalizam a perda de prazos e a falta de compromisso com resultados. Mas isso só pode levar a um caminho sem sucesso.

Para garantir êxito em seu curso a distância, comprometa-se com cada etapa do seu curso, cada atividade proposta, cada fórum de discussão, cada oportunidade de trocar conhecimento.

Você fará o seu tempo, é verdade. Mas dentro de um calendário pré-definido pela Faculdade. E o seu maior erro será deixar para quando “tiver tempo”. A rotina não é estabelecida pela Faculdade, mas o ideal é que seja montada por você, dentro do seu tempo.

Curiosidade

O que te levou a escolher seu curso? Quais os conhecimentos você deseja adquirir?

Para os interessados em Pós-Graduação, é comum notarmos um interesse exclusivo pelo certificado, visando bonificações ou candidatura para vagas específicas.

Cada um com o seu objetivo, mas acredite: uma Pós é muito mais do que um certificado. Pode abrir portas inimagináveis de conhecimento, sugerir novos mercados e formas de atuação, expandir sua visão sobre a forma como já trabalha. Desperte toda a sua curiosidade e permite-se aprender tudo o que for possível durante este período de educação guiada. Explore ao máximo todas as possibilidades do seu curso e certamente terá muito sucesso em sua conclusão e em novas conquistas futuras.

Familiaridade com as tecnologias

Não dá pra encarar todas as vantagens da EAD sem considerar o fato de que: você tem que ser familiarizado com o uso de aplicativos, leituras pelo celular ou computador, acesso a sites etc. Isso tem sido cada vez menos um problema. No entanto, ainda temos pessoas, sobretudo mais velhas, que enfrentam dificuldades em ligar um computador, quem dirá outras coisas.

Durante o curso você pode até contar com a opção de imprimir todos os materiais didáticos, por exemplo. Mas ainda assim o acesso inicial ao conteúdo será virtual, o contato com os tutores será virtual, qualquer dúvida será tirada via plataforma, os trabalhos serão enviados na plataforma também etc. Certifique-se de que você lida bem com este formato.

 

E aí, você tem o perfil de aluno da EAD? Lembrando que mesmo que não se identifique em algum ponto, certifique-se de que consegue desenvolvê-lo e embarque neste estilo de vida independente e autônomo. Vai valer a pena 😊

 

LEIA TAMBÉM:

Você está estagnado? Descubra como crescer na carreira



Conheça nosso aplicativo
Conheça nosso aplicativo no Google Play Conheça nosso aplicativo na App Store

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.


New Call-to-action

Você também pode gostar de:

  • Home Office: 5 dicas para ser mais produtivo trabalhando de casa
  • Plano de carreira para um gestor de sucesso
  • Como saber se um trabalho é o certo para mim?
  • Será que uma Pós-Graduação pode ajudar em seus objetivos?
  • 9 dicas para enfrentar a primeira segunda-feira depois do carnaval (e do horário de verão)

  • CATEGORIAS

    Administração (14)
    Agronegócio (3)
    Artigos (44)
    Carreira (98)
    Datas Comemorativas (6)
    Dia do Profissional (12)
    Docência Superior (2)
    E-book (1)
    Educação (25)
    Educação a distância (34)
    Educação Superior (8)
    Emprego (34)
    Engenharia e Arquitetura (13)
    Especialização (24)
    Infográfico (4)
    Internet (7)
    MBA (8)
    Meio Ambiente e Sustentabilidade (13)
    Mercado de trabalho (61)
    Mês da Língua Portuguesa (9)
    Petróleo e Gás (5)
    Pós-graduação (16)
    Saúde (14)
    Saúde Mental (4)
    Tecnologia (11)
    Testes (4)

    Siga o Wpós nas redes sociais

    Copyright © 2018 wPós