Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.
Desde 1967, no dia 8 de Setembro, é comemorado o dia internacional da alfabetização. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) juntamente com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) visando fomentar e despertar a consciência da comunidade internacional em relação ao desenvolvimento da educação.
Sabemos que o país, cuja população é alfabetizada e letrada, isto é, que não apenas sabe ler e escrever, mas sim desenvolver um pensamento crítico e a capacidade de posteriormente estabelecer uma relação de contexto social sobre o que foi aprendido, apresenta melhores índices de desenvolvimento humano (IDH). Isso porque, a criança/jovem ou adulto que entra em contato com o conhecimento tem maiores chances de se desenvolver social e economicamente. Quanto maior o acesso ao conhecimento e a cultura letrada, maiores são as chances de o indivíduo conseguir um bom trabalho e, por consequência, aumentar sua qualidade de vida tendo acesso à cultura e lazer.
A alfabetização influi de maneira decisiva na vida das pessoas, uma sociedade alfabetizada e letrada certamente se desenvolve melhor e é mais organizada. Atualmente, a alfabetização atinge cerca de 84% da população mundial, em contrapartida, há 781 milhões de adultos que não sabem ler nem escrever e cerca de 250 milhões de crianças são consideradas analfabetas funcionais, ou seja, pessoas que sabem ler e escrever uma frase simples mas não compreendem aquilo que leem – não conseguem preencher um formulário, interpretar um artigo ou usar os números no dia-a-dia por exemplo.
Esses números alarmantes apenas comprovam a importância do Dia da Alfabetização, já que propõe a discussão sobre esse desafio e as possíveis alternativas para solucioná-lo. O desafio de alfabetizar e proporcionar o conhecimento deve ser visto como prioridade nas políticas governamentais de todo o mundo. Alfabetizar crianças e adultos, além de gerar a diminuição das injustiças sociais gera empoderamento e aumenta a autoestima de homens, mulheres e crianças, permitindo que se tornem sujeitos críticos e escritores da própria história.
No Dia Internacional da Alfabetização, a AVM Faculdade Integrada oferta cursos de Pós-Graduação a Distância na área de Educação, com destaque para os cursos de Educação de Jovens e Adultos e Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Contribua com o crescimento da alfabetização no país e invista na sua carreira profissional.
Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você