Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

10 frases que você jamais deve dizer ao seu chefe

9 de março de 2016

Compartilhe esta notícia:

silencio1Se as relações interpessoais requerem cautela, quando a hierarquia está envolvida, o cuidado deve ser ainda maior. Mesmo quando se tem uma boa relação com o gestor, algumas afirmações podem depor contra sua postura profissional. E acredite, é a função dele avaliar seu comportamento o tempo todo.

A Faculdade Unyleya fez uma compilação com 10 frases que, segundo especialistas em gestão de carreiras, devem ser evitadas para que você não prejudique sua reputação diante da empresa.

Confira:

  1. Eu não sei fazer isso.

É como passar um recibo de falta de capacidade, de criatividade e de profissionalismo. Caso você não saiba como executar determinada tarefa, espera-se que você busque o conhecimento para fazê-la. O mínimo que você pode fazer é procurar as informações necessárias e aprender por conta própria. Se não for possível, procure quem saiba para pedir auxílio. Trata-se de ser independente e proativo.

  1. Isso não é atribuição minha.

Nesse caso você está demonstrando ser limitado e burocrático. Tente encarar uma demanda que está fora de suas atribuições como um voto de confiança e uma chance de conquistar novos espaços. Afinal, no mercado de trabalho atual, profissionais com capacidades diversificadas e dispostos a desafios são mais valorizados.

  1. Meu aluguel aumentou, preciso de um aumento.

Esse argumento demonstra enorme imaturidade profissional. A organização para qual você trabalha não tem nada a ver com seus problemas pessoais. Se precisar de um aumento, tente conquistá-lo por suas realizações na empresa. Assuma responsabilidades extras, faça mais. Essa é a única forma de acumular argumentos válidos para pedir uma promoção ou aumento.

  1. Isso é impossível.

Por mais surreal que uma demanda proposta por seu gestor pareça, negar de forma tão categórica soará como má vontade ou incapacidade de sua parte. Em vez disso, procure entender melhor a demanda, apresente, de forma madura, as possíveis dificuldades para realizá-la e proponha alternativas para transpô-las. Dessa forma, você demonstrará maturidade e comprometimento.

  1. Não é culpa minha.

Todos são passíveis de erros. No caso de alguma demanda confiada a você ter sido mal sucedida, assuma, ao menos, a sua parcela da culpa. Em outros casos, colaboradores apresentam esse argumento para justificar dificuldades impostas pelos processos da empresa. Em ambos os casos, não é um bom argumento. É seu dever se ajustar à cultura da empresa e assumir seus erros.  Dizer essa frase dá a impressão que você é do tipo de pessoa que apenas culpa os outros em vez de buscar soluções.

  1. O chefe anterior fazia diferente.

Além de depreciar as estratégias do novo gestor, você estará se mostrando inflexível e incapaz de se adaptar a mudanças. Melhor é se mostrar disposto a aceitar o novo método e demonstrar interesse em aprender. Caso o novo método pareça equivocado, tente demonstrar de forma construtiva como era o antigo método e o porquê de ter sido usado anteriormente. Mas lembre-se de fazer isso com humildade e vontade de ajudar o novo gestor, e não para desafiá-lo.

  1. Você tem certeza de que quer fazer dessa forma?

É preciso ter tato para questionar uma decisão ou opinião do chefe. Você não quer dar a impressão de que está tentando ensiná-lo a fazer o próprio trabalho.  Se você tem uma observação importante, tente fazê-la de forma a demonstrar que talvez ele tenha se esquecido de ou desconheça algum detalhe.

  1. Você viu o que o Fulano de Tal fez?

Aqui vale a máxima: quando Paulo fala de Pedro, sabe-se mais a respeito de Paulo do que a repeito de Pedro. Cuidado para não passar a impressão de fofoqueiro. Só relate os atos de colegas no caso de serem graves violações à política da empresa ou se tais atos estejam prejudicando seu trabalho.

  1. Se você não fizer tal coisa, eu me demito.

Ameaças desse tipo são infantis e podem até arriscar o seu emprego. É melhor desistir dos ultimatos e optar pelo diálogo.

  1. Sobre aquela demanda para amanhã: não vou conseguir entregar.

Manter o gestor a par do andamento de uma demanda é muito importante. Assim, você dará a ele a chance de saber se um projeto está ameaçado, de forma a contornar situação antes de ela ficar crítica. Esconder o problema até o último minuto não irá ajudar em nada, e pode transformar um simples problema em uma crise.

Veja também: Você está preparado para ser chefe?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.