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O que fazer para ser mais feliz no trabalho

9 de setembro de 2016

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happy-people-coworkingPassamos a maior parte dos nossos dias no trabalho. Portanto, ser feliz durante as horas de trabalho deve ser um objetivo constante. Acontece que a felicidade depende em grande parte de como você lida com as suas próprias emoções. Veja a seguir uma lista de pequenas atitudes que podem facilitar (e muito) a sua felicidade no trabalho.

 

 

1. Não se compare com os outros.

Todos têm histórias diferentes e, portanto, na maioria das vezes, não cabem comparações. A trajetória da sua carreira é exclusivamente sua! Estipular comparações é uma perda de tempo enorme, além de desgastante para a cabeça.

2. Dê menos importância ao que está fora do seu controle.

Não deixe que situações fora do seu controle aflijam você. Mantenha seu foco no que você tem domínio: seus pensamentos e suas atitudes.

3. Saiba seus limites.

Seu trabalho pode ser muito importante, mas não é o aspecto mais importante da sua vida. Lembre-se de manter sua integridade e sua privacidade. Tente não permitir que o seu trabalho tome por completo seus pensamentos.

4. Não prometa mais do que pode cumprir.

É importante conhecer a si mesmo para ter noção do que você pode cumprir e em quanto tempo. Quando uma tarefa parce demasiado complexa, procure comunicar aos envolvidos de forma a renegociar prazos e reorganizar a execução da tarefa.

5. Tenha clareza. 

É comum que o motivo de desgaste numa equipe seja a falta de comunicação eficiente. Desde e-mails mal redigidos (e por, consequência, mal interpretados), projetos mal explicados, expectativas desalinhadas etc, frequentemente causem problemas. Por isso, sempre vale a pena procurar ser claro e transparente.

6. Seja sempre bem educado.

Não importa com quem e em qual situação. A boa educação é sempre a melhor forma de se relacionar e até de resolver impasses. Procure estar atento para sempre agradecer, agir com polidez, enfim, fazer do seu ambiente de trabalho mais leve e agradável.

7. Procure soluções em vez de ser reclamão.

Nem é preciso dizer o quão desagradável é uma pessoa que reclama de tudo o tempo todo. Para não ser essa pessoa, uma boa dica é isolar o problema que você está observando e procurar  uma solução eficiente ou envolver a equipe para encontrar uma solução em grupo.

8. Você é o maior responsável pelo seu bem-estar.

Ninguém é mais interessado no seu bem-estar que você próprio. Faça algo ame todos os dias, seja tomar um café no meio da tarde ou criar um ambiente de trabalho confortável.

9. Procure e valorize os feedbacks.

Você é responsável pela sua carreira. Caso deseje ser cada vez mais um bom profissional, saiba suas qualidades, mas principalmente em que precisa melhorar mais. Peça feedback não apenas aos seus superiores, porém de colegas e clientes. Muitos profissionais procuram se aconselhar com mentores da mesma empresa, buscando inspiração naqueles que já percorreram um árduo caminho.

10. Seja flexível.

Com os outros e com você mesmo. Reajuste-se e readapte-se às novas funções, pessoas e projetos. Empresas passam por fases e reestruturações. Aprenda a tirar o máximo de cada situação, repensando no seu próprio desempenho conforme as mudanças ao seu redor.

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