Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

11 de Dezembro: Dia do Engenheiro

11 de dezembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

O Dia do Engenheiro é comemorado no dia 11 de Dezembro e homenageia os profissionais de engenharia. A data surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de Dezembro de 1933, que regulamenta e regulariza o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor em todo o País.

O Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CONFEA) também foi criado a partir do mesmo decreto, considerado um marco histórico na regulamentação profissional e técnica no Brasil

O engenheiro é responsável por desenhar, projetar e concretizar construções. Desde residências à prédios empresariais, o engenheiro é um dos principais profissionais responsáveis pela segurança da construção.

Esses profissionais também responsáveis por projetar materiais, estruturas e criação de projetos técnicos aplicando os conhecimentos específicos de engenharia, com base na matemática para a resolução dos problemas.

Mercado de Trabalho

Atualmente existem mais de 30 ramos da engenharia no qual é possível seguir carreira, e dependendo das mudanças e necessidades do mercado esse número ainda pode expandir.

Antigamente a área de construção civil era a de mais destaque e a principal formação de engenharia, porém com o surgimento de novas demandas na sociedade, a necessidade desses profissionais foi ampliada para diversas outras áreas que necessitavam de profissionais especializados para o seu desenvolvimento como: aeronáutica, metalúrgica, elétrica, computação, química, florestal, dentre outras.

O Brasil é um dos países em que apresenta a maior demanda por engenheiros, porém forma poucos profissionais para ocupar os cargos, cerca de 42 mil, enquanto a demanda é de 60 a 80 mil por ano. Nos países asiáticos e desenvolvidos, por exemplo, formam cerca de 4 vezes mais engenheiros que o Brasil, portanto para os profissionais dispostos a se dedicar aos estudos nessa área, a empregabilidade está em alta.

Se você deseja se especializar na área de Engenharia, confira alguns dos nossos cursos de pós-graduação a distância nessa área:

Confira a lista completa dos cursos de pós-graduação em Engenharia e Arquitetura AQUI!

Veja também: 3 dicas para obter sucesso profissional

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.