Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

12 dicas para impulsionar sua produtividade no trabalho

9 de junho de 2016

Compartilhe esta notícia:

pesquisa6É comum que em alguns dias nossa produtividade esteja em baixa. Afinal, com tantas coisas que podem nos distrair, muitas vezes manter o foco no trabalho é um desafio. Por isso, a Faculdade Unyleya reuniu uma série de dicas para ajudar você a manter seu foco e, consequentemente, a produtividade no trabalho.

 

 

Confira:

  1. Escreva todas as manhãs as 3 principais tarefas que você deve realizar no dia. Essa atitude poderá ajudar a manter o foco e a avaliar se sua meta foi alcançada ao final do expediente.
  2. Comece pelas tarefas mais rápidas para engrenar sua produtividade. Quando se sentir focado, vá para as mais difíceis e então termine pelas mais simples.
  3. Antes feito do que perfeito. Ser perfeccionista consome muito tempo. O melhor é fazer uma tarefa suficientemente bem feita e passar para a próxima na sua lista. Se tiver tempo ao final do dia, você sempre pode voltar e melhorar o que você fez anteriormente.
  4. Desabilite as notificações das redes sociais no seu smartphone. A cada notificação, você estará tentado a saber do que se trata e a tendência é que perca o foco e demore a retomar o ritmo.
  5. Trabalhe em uma tarefa de cada vez. Mesmo que sua vaidade o diga que você é capaz de exercer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, na verdade, você perderá em rendimento. De acordo com a Harvard Business Review focar em mais do que uma coisa ao mesmo tempo diminui sua produtividade em 40% e seu QI em 10 pontos.
  6. Evite checar sua caixa de e-mail constantemente. Separe momentos específicos em seu dia para lidar com e-mails. Pode ser, por exemplo, a primeira coisa que faz logo de manhã, depois logo após o almoço e ao final do dia.
  7. Siga a regra dos 2 minutos. É muito simples: se você pode fazer alguma coisa em dois minutos ou menos, simplesmente faça. Não precisa pensar. Não precisa programar. Faça logo.
  8. Respeite seu organismo e procure dormir bem. Pode parecer tentador trabalhar noite a dentro para adiantar uma tarefa. Mas isso prejudicará seu rendimento no dia seguinte, pois  você é muito mais produtivo durante o dia de trabalho se estiver bem descansado.
  9. Faça pequenas pausas, de preferência entre uma tarefa e outra. Levante-se, estique as pernas, faça um lanche, tome um café ou um chá se preferir.  Um pequeno intervalo de 5 minutos pode fazer muito para regenerar sua energia e seu poder de concentração.
  10. Procure anotar suas tarefas. Escrever o que deve ser feito é uma ótima maneira de manter o controle das suas demandas. Anote os prazos que determinou para você mesmo e certifique-se de cumprir esses prazos.
  11. Exercite-se. Se possível pela manhã, antes do trabalho. Você ficará admirado em como os exercícios matinais aumentam sua disposição, concentração e produtividade, além de melhorarem seu humor durante o restante do dia. Pode ser uma caminhada, uma corrida, academia ou qualquer atividade física com a qual você se identifica.
  12. Mantenha seu local de trabalho organizado. Isso ajuda (e muito) a manter o foco. Uma boa ideia é tirar uma hora por semana (pode ser na segunda-feira de manhã, na sexta à noite ou no horário que melhor convier) para organizar sua mesa, jogar papeis inúteis fora etc.

VEJA TAMBÉM: 9 hábitos que sabotam a sua produtividade

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.