Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

15 de Dezembro: Dia do Arquiteto

15 de dezembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

O Dia do Arquiteto e Urbanista antes celebrado no dia 11 de dezembro passou a ser comemorado no dia 15 de Dezembro, por meio da 8º Resolução do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) em 2011. A nova data foi escolhida em homenagem ao nascimento do arquiteto Oscar Niemeyer, responsável por projetar a Capital do Brasil, e por outros diversos prédios e monumentos que são ícones da arquitetura moderna.

O arquiteto é o profissional que trabalha com o desenvolvimento de projetos desde a sua concepção até à execução e supervisão de uma construção, de acordo com critérios da estética, conforto e funcionalidade. [tweetable alt=””]O trabalho do arquiteto pode envolver todas as áreas que são relacionadas ao controle e desenho do espaço.[/tweetable] Ao lado do engenheiro, ele acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Esse profissional atua principalmente nas etapas finais da obra. Áreas de urbanismo e paisagismo são muito trabalhadas pelos arquitetos também.

No Brasil, a profissão de arquiteto existe desde a criação da Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, no início do século XIX. Para atuar nessa profissão é necessário cursar ensino superior que mescla disciplinas das Ciências Humanas e de Exatas. O curso têm duração média de 5 anos.

Mercado de Trabalho

No Brasil, segundo dados do CAU/BR, existem atualmente mais de 107.000 profissionais no Brasil que se dedicam à construção das cidades e da morada humana. O desenvolvimento das cidades brasileiras e a grande demanda por habitação, infraestrutura e obras de mobilidade, aquece o mercado com boas oportunidades para os profissionais da área. Os principais empregadores do arquiteto são empresas no setor público, responsáveis pelas obras de infraestrutura e urbanização, e construtoras e incorporadoras.

Para você que deseja se especializar na área, confira alguns dos nossos cursos de Pós-graduação a distância em Arquitetura:

 

Veja também: Como permanecer criativo em um ano de crise

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.