15 de Outubro: Dia do professor - wPós
Fale com um consultor

15 de Outubro: Dia do Professor

15 de outubro de 2018

Compartilhe esta notícia:

No dia 15 de Outubro comemora-se o dia do profissional responsável em formar todos os outros profissionais, o professor. A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar por meio do Decreto Federal nº 52.682 de 1963, que homenageia todos os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento do país.

Desde a infância até a formação profissional, ele se faz presente em todas as etapas que se referem à transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas.

o Wpós, nesta data, agradece a todos os professores por serem os agentes da transformação no mundo. O mundo não seria o mesmo sem vocês, nós também não!

 

O que é necessário para ser um professor?

No Brasil, para se tornar professor, é preciso ter curso de graduação em uma área relacionada com o ensino, seja a Pedagogia, História, Letras ou qualquer outro curso de tenha habilitação em Licenciatura – onde se adquire os principais conceitos didáticos pedagógicos, além de se angariar as experiências em sala de aula.

Entretanto, qualquer outro cidadão que tenha concluído o ensino superior em qualquer área do conhecimento, possuindo especialização na área, como Pós-Graduação lato sensu ou stricto sensu pode ministrar aulas em universidades. Também é recomendável que esses profissionais busquem cursos de especialização em docência superior para aprimorar os conhecimentos.

 

Quais os desafios da carreira de Professor?

Uma das maiores dificuldades encontradas por esses profissionais é a desvalorização da profissão. Embora seja uma das áreas maias admiradas e respeitadas pela sociedade, essa classe sofre com os baixos salários e as precárias condições de trabalho em muitos ambientes.

Outro grande desafio enfrentado diariamente por esses professores é a dura missão de além de ensinar conteúdos pedagógicos, ter que educar grande parte dos alunos. Muitas famílias transferem essa responsabilidade para a escola, confundindo ‘’escolarizar’’ com ‘’educar’’, onde o primeiro é função dos professores e da escola, e o segundo, de responsabilidade dos pais e da família.

 

O que devo fazer para me destacar no mercado?

Apesar das dificuldades, a profissão é recompensadora para os educadores que amam o nobre papel que desempenham na sociedade. Nesse sentido, para que você consiga sair à frente e se destacar no mercado, fazer uma especialização é o caminho ideal.

Isso porque, quem possui um título de especialista, consegue ascensão salarial superior a 70%. Portanto, a hora de se qualificar é agora. Continue sendo um agente da educação.

Àqueles que ensinam muito mais que teorias, mas que preparam também para a vida, o nosso muito obrigado. A sua dedicação faz toda diferença!

Sabe-se que ainda há muito a ser conquistado pelos direitos dos professores. Mas uma coisa é certa: a paixão que rodeia os mestres pelo ato de ensinar é um dos principais fatores a garantir a sobrevivência destes educadores.

 

Leia também: Quer ser professor? Saiba como é um dia na vida desse profissional

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.

New Call-to-action

Nosso App

Siga o Wpós nas redes sociais