Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

17 formas de avançar na carreira

25 de maio de 2017

Compartilhe esta notícia:

A maioria das pessoas quer avançar o mais rápido possível em suas carreiras. E a maioria também não sabe como fazer isso. Em um debate intitulado “Como posso acelerar o meu crescimento pessoal?“, proposta na rede social “Quora”, os usuários relataram como têm avançado em suas vidas profissionais.

Veja abaixo as 17 dicas mais práticas de aconselhamento de carreira selecionadas pelo site “Business Insider”.

  1. Determine o que você tem a oferecer. Antes de pensar em como seguir adiante, verifique se a direção que você considera seguir vai levar você à posição mais adequada às suas habilidades e talentos de forma que você possa contribuir com aqueles ao seu redor. Se você ainda não tem certeza, não tenha medo de experimentar. Para a maioria das pessoas são necessárias algumas tentativas para descobrir suas vocações.
  2. Seja seletivo em seus objetivos. Evite perder tempo com tarefas que não contribuem muito para o seu objetivo maior. Escolha algo que tenha maior impacto, mais responsabilidade e uma curva de aprendizado mais íngreme. Ao fazer isso, você pode estar certo de que você está sempre usando o seu tempo de forma eficaz.
  3. Trabalhe numa startup, pelo menos uma vez. Nas startups, suas chances de gerar maiores impactos e contribuir mais são mais altas, pois tratam-se de empresas reduzidas onde você poderá desempenhar vários papéis diferentes ao mesmo tempo. Participar da construção de um projeto desde o começo será uma experiência que você não teria em nenhuma grande empresa. Com isso, suas chances de ascender profissionalmente dentro da empresa são consideravelmente maiores. Existe também a possibilidade de trabalhar com pessoas criativas e, até mesmo, brilhantes.
  4. Seu crescimento deve ser impulsionado pela ansiedade, não pelo tédio. Quando seus desafios superam suas habilidades, você sente ansiedade. Mas quando suas habilidades superam seus desafios, você sente tédio. Para sair da zona de conforto, precisamos buscar desafios que estão além de nós, mesmo que não tenhamos as habilidades para vencê-los (ainda).
  5. Use a fórmula “Buffett”: O investidor estadunidense, Warren Buffet, disse certa vez: “Eu só me sento no meu escritório e leio o dia todo.” Ele estima que gasta 80% de seu dia de trabalho lendo e refletindo. Talvez isso tanta dedicação à leitura seja impossível em seu cotidiano, mas vale a pena cultivar o hábito de ler o máximo possível. Isso vai ajudar você a se tornar uma “máquina de aprendizagem”.
  6. Procure alguém que é um referência naquilo que você quer fazer. E convide essa pessoa para um almoço ou um café para ter a chance de aprender o máximo que puder com essa pessoa, sobretudo, sobre as decisões que ela fez. E se houver abertura por parte dessa pessoa, por que não pedir uma mentoria? Isso ajudaria você a aprender as habilidades necessárias ao seu propósito com alguém que pode dar feedbacks claros e honestos a partir da própria experiência.
  7. Estabeleça a meta de tornar-se o melhor em sua área de atuação. Faça o que for preciso, seja por meio da educação continuada, especializações, pós-graduações ou lendo muito para aprender o máximo que puder sobre o assunto escolhido. Mesmo se você não se tornar o profissional de maior destaque em sua área, os avanços serão indiscutíveis.
  8. Dê a si mesmo oportunidades de falhar. A melhor posição é onde o sucesso não é garantido. Alcançar o sucesso nos faz sentir bem inicialmente, mas não nos ajuda a crescer. Como disse Woody Allen: “Se você não está falhando de vez em quando, é sinal de que não está fazendo nada muito inovador.” E quando falhar, certifique-se de que obteve aprendizado, de forma a usar essa experiência em situações futuras.
  9. Crie mais tempo. Em vez de se sentir oprimido, ou reclamando que você não tem tempo suficiente para realizar seus objetivos, aprenda que você sempre pode criar mais tempo. Sente-se e determine quais tarefas são importantes para você e quais são triviais. Livre-se das tarefas triviais delegando, automatizando ou terceirizando-as.
  10. Maximize sua produtividade em tarefas. Uma maneira de fazer isso é sempre trabalhar em locais onde você tem controle sobre seu ambiente. Você precisa ter certeza de que você pode ter foco completo onde quer que esteja. Se você não pode remover uma distração, então remova-se. Você também deve reduzir a “mudança de contexto”. Quando estiver trabalhando em uma tarefa importante, evite a multitarefa. Se possível, procure concentrar-se em uma tarefa de cada vez.
  11. Reserve tempo para refletir. Todas as manhãs ou à noite, faça a si mesmo duas perguntas. Qual foi a coisa mais importante que fiz hoje? Qual é a coisa mais importante que tenho de fazer amanhã? Este rápido, hábito de 10 minutos vai ajudar você a crescer a cada dia.
  12. Cerque-se das pessoas certas. Muitas pessoas dizem que você é a média das cinco pessoas com quem você passa mais tempo. Sem um círculo social forte, você pode estar se condenando ao baixo desenvolvimento pessoal. Você precisa estar com aqueles que são motivados, otimistas e solidários. Se não está perto de pessoas que desafiam sua inteligência, provavelmente seja hora de procurar novas companhias.
  13. Nunca pare de criar. Certifique-se de entregar o maior número possível das tarefas delegadas a você. Quando você tem muitas realizações e resultados a mostrar estará incrementando seu portfólio, e pronto para impressionar futuros empregadores.
  14. Pratique o voluntariado. Embora isso não parece um aconselhamento profissional, é uma grande oportunidade de ganhar experiência de liderança ou aprender mais sob uma nova perspectiva. Você também poderá conhecer pessoas e fazer amigos. Se o seu tempo é escasso, tente participar de eventos pontuais, de curto prazo. Em um fim de semana você pode adquirir habilidades e experiências que quem ser úteis nos próximos anos.
  15. Nunca fique parado. A maioria das pessoas são vítimas da inércia logo no início de suas carreiras, porque não sabem o que seria o próximo passo para chegarem onde querem estar. E a melhor maneira de crescer é por meio da ação. Pergunte a si mesmo o que você pode fazer para se aproximar de seus objetivos e, em seguida, definir suas prioridades de ação.
  16. Faça perguntas melhores. A maioria das pessoas faz perguntas que são muito abrangentes e genéricas. Você precisa ser específico e questionar o que está acontecendo em sua própria vida. Em vez de perguntar “Como posso avançar na minha carreira?” Identifique suas fraquezas e, em seguida, pergunte “Como posso corrigir isso?” Você não obterá respostas significativas se você não fizer perguntas significativas.
  17. Não procure sempre o caminho mais fácil. Mesmo se você quiser avançar rapidamente em sua carreira, “você não pode “regular o forno em 450 graus para assar um bolo mais rápido.” Nunca pare de mover-se na direção para onde quer ir, e seja paciente.

VEJA TAMBÉM: Como o coaching de carreira pode te ajudar

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.