Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

20 de Janeiro: Dia do Farmacêutico.

20 de janeiro de 2017

Compartilhe esta notícia:

shutterstock_418745086A escolha de uma data para a comemoração do Dia do Farmacêutico foi marcada por desencontros e várias propostas. A ideia da criação de um “Dia” partiu do farmacêutico Oto Serpa Granado, e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941 quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e fez o seguinte questionamento: “Todas as profissões tem o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso “Dia”? “ Deste questionamento surgiu a proposta para a criação do “Dia do Farmacêutico”.

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no País.

Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de janeiro como o Dia do Farmacêutico.

Na busca pela valorização e estímulo do profissional farmacêutico, a para que o dia 20 de janeiro seja marcado pelo reconhecimento daqueles que lutam em prol a farmácia, foi criada pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº323, de 16 de janeiro de 1998, a Comenda do Mérito Farmacêutico que visa distinguir farmacêuticos e autoridades pelos relevantes serviços prestados à profissão. A entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico é realizada durante as comemorações do Dia do Farmacêutico.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia.

Confira as principais áreas de atuação:

  • Farmácia hospitalar
  • Análises clínicas
  • Indústria de alimentos
  • Farmácia comunitária
  • Área de estética

Mercado de trabalho

O mercado farmacêutico brasileiro já é o sexto maior do mundo e poderá chegar à terceira posição até 2018. Ele é impulsionado pelo tamanho da população, o aumento do poder de consumo do brasileiro e as compras governamentais.

Fábricas de medicamentos e cosméticos e laboratórios de análises clínicas são grandes empregadores, assim como o setor público, representado pelas farmácias populares e pelos serviços de vigilância sanitária.

Além disso, é obrigatório que toda drogaria tenha um farmacêutico presente. Essa exigência amplia a necessidade de profissionais formados nessa área.

Se você deseja se especializar na área, confira alguns dos nossos cursos de pós-graduação à distância em Farmácia:

Confira a lista completa de cursos  AQUI!

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.