Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

20 de Janeiro: Dia do Farmacêutico

20 de janeiro de 2016

Compartilhe esta notícia:

 

No dia 20 de janeiro é comemorado nacionalmente o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916.  Mas apenas em março de 2007, por meio da resolução nº 460, o Conselho Federal de Farmácia reconheceu e oficializou legalmente o dia 20 de janeiro como o Dia do Farmacêutico.

O farmacêutico, em geral, é responsável pelo desenvolvimento, manipulação e controle de medicamentos para combater doenças. Deve ainda possuir uma visão crítica sobre as informações divulgadas pelos fabricantes para o uso de medicamentos, orientando médicos e consumidores para uma relação mais restrita e saudável com os produtos farmacêuticos.

Esses profissionais podem trabalhar em locais como farmácias, hospitais, laboratórios de análises clínicas, vigilância sanitária, indústrias de medicamentos, etc. A área de cosmetologia também é um ramo que oferece muitas oportunidades de emprego para esses profissionais.

O profissional que deseja atuar na área deve possuir diploma de Bacharel em Farmácia, e obter um registro no Conselho Federal de Farmácia (CRF) de seu estado.

Principais áreas de atuação:

  • Farmácia hospitalar
  • Análises clínicas
  • Indústria de alimentos
  • Farmácia comunitária
  • Área de estética

Mercado de trabalho

O mercado farmacêutico brasileiro já é o sexto maior do mundo e poderá chegar à terceira posição até 2018. Ele é impulsionado pelo tamanho da população, o aumento do poder de consumo do brasileiro e as compras governamentais.

Fábricas de medicamentos e cosméticos e laboratórios de análises clínicas são grandes empregadores, assim como o setor público, representado pelas farmácias populares e pelos serviços de vigilância sanitária.

Além disso, é obrigatório que toda drogaria tenha um farmacêutico presente. Essa exigência amplia a necessidade de profissionais formados nessa área.

Se você deseja se especializar na área, confira alguns dos nossos cursos de pós-graduação à distância em Farmácia:

Confira a lista completa de cursos  AQUI!

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.