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20 dicas para quem trabalha e quer encarar os estudos

17 de maio de 2017

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Para muitos brasileiros não há escapatória. Você terá de trabalhar para garantir sua renda enquanto estuda para se graduar. A boa notícia é que a rotina atribulada que inclui essas duas importantes atividades pode ajudar você a se programar para ser uma pessoa mais produtiva.  É importante estar ciente, entretanto, que se trata de um desafio. Então, veja a seguir alguns passos para encontrar o equilíbrio perfeito entre o trabalho e os estudos.

  1. Avalie o número de horas por semana que você pode dedicar ao trabalho e aos estudos. Se você está usando seu tempo, dinheiro e energia em sua pós-graduação, essa atividade deve ser encarada como uma de suas prioridades. Você deve fazer uma avaliação honesta do tempo que você tem disponível para usar em cada atividade. Esse mapeamento é o ponto de partida para equilibrar as suas tarefas.
  2. Avalie o número de disciplinas que você pode cursar por semestre. É importante terminar o curso o quanto antes, mas você deve ser realista para não se sobrecarregar.
  3. Mantenha seu chefe informado. Não precisa dar ao empregador todos os detalhes de sua agenda pessoal. No entanto, vale a pena avisar com antecedência caso algum compromisso acadêmico possa prejudicar sua agenda de trabalho.
  4. Mantenha um cronograma detalhado de atividades, tanto do trabalho como dos estudos. Adquira o hábito de manter um plano semanal e garantir que você reserve tempo para seus estudos todos os dias. Isso pode ser escrito em um calendário, por meio de aplicativos ou programas de computador.
  5. Reserve tempo para trabalhar em tarefas acadêmicas específicas. Assim que você receber uma tarefa ou estiver próximo ao período de provas programe blocos específicos de tempo para se preparar. Você também pode precisar ajustar seu horário de trabalho para garantir a produtividade dos estudos em períodos em que você precisa entregar seu TCC ou fazer provas.
  6. Uma boa prática é tentar encaixar os períodos de estudos para uma ou duas horas antes ou depois de cada turno de trabalho.
  7. Estabeleça uma relação de cooperação com seus colegas de pós-graduação. As tecnologias de comunicação e compartilhamento de informações tornaram a aprendizagem colaborativa não apenas mais viável, mas também bem mais benéfica.
  8. Encontre ou adapte um local adequado para estudar. Deve ser um local onde você pode se concentrar em seus estudos, de forma que alcance o maior rendimento possível. Seja numa biblioteca ou uma mesa limpa em seu quarto. O importante é certificar-se que o tempo que você passa estudando seja produtivo, colocando-se em um ambiente livre de distração. Evite locais com televisores ou outras distrações em potencial que possam chamar a sua atenção. Desligue o telefone e coloque os fones de ouvido se outras pessoas estiverem por perto. Mostre que não está disponível para bate-papo e outras atividades.
  9. Tenha como hábito manter todo seu material de estudo em um só local, para fácil acesso. Pode ser sua escrivaninha ou mesmo a mochila que você leva à biblioteca.
  10. Comprometa-se a várias sessões de estudo por semana. Pode ser tentador fazer poucas sessões como em uma maratona a cada semana. No entanto, sua memória e foco funcionarão melhor em sessões de uma ou duas horas.
  11. A regularidade que resulta de um programa de estudo consistente também em tornar as sessões de estudo mais produtivas. Ter sessões regulares de estudo também significa que você pode ocasionalmente falhar, desde que volte para à rotina o quanto antes.
  12. Estude com um objetivo específico em mente. Isso irá ajudar você a não procrastinar, e fará com que suas sessões de estudo sejam mais produtivas. Focar uma tarefa específica ou objetivo vai ajudar você a se motivar para encarar a rotina de estudos. Além disso, se você tem várias tarefas para concluir, você deve começar com a tarefa mais desafiadora ou mais importante. Uma vez que mais esforços, emocionais e mentais, serão necessários para compreender o material mais complexo, abordá-lo primeiro, enquanto sua mente e corpo estão descansados é uma boa ideia.
  13. Reserve tempo para relaxar. Em outras palavras, programe seu tempo para o lazer também. Mesmo que pareça que você não tem tempo de sobra, é importante fazer uma pausa para a sua mente se recuperar. Planeje atividades sociais com amigos – quanto mais fisicamente ativas forem essas atividades, melhor.
  14. Mesmo em dias atribulados, faça pausas. Vá para uma caminhada em torno do quarteirão, e deixe seu telefone em casa. Tente não pensar sobre o que você está trabalhando. Aprecie a paisagem, libere os pensamentos, enfim, relaxe.
  15. Tente ter pausas de 10 ou 15 minutos a cada 50 minutos de trabalho (ou estudos).
  16. Seu corpo exige manutenção para que sua mente seja capaz de se manter focada e produtiva ao longo dos dias. Se você não sabe quando pode fazer isso, tente levantar-se um pouco mais cedo para praticar alguma atividade física antes de começar seu dia.
  17. Descanse bastante. Muitas vezes é tentador ficar acordado até mais tarde, para avançar um pouco mais nos estudos ou se preparar para o trabalho no dia seguinte. No entanto, quase sempre é mais importante garantir uma boa noite de sono. Se você se pegar dormindo durante o dia nos fins-de-semana, pode ser um sinal de sua necessidade de dormir mais durante a semana.
  18. Sempre tenha a saúde em mente ao escolher seus alimentos. Uma das armadilhas das agendas atribuladas são as refeições rápidas e sem critério. Em vez de restaurantes de fast food, procure opções mais saudáveis. E jamais deixe de fazer uma refeição balanceada no café da manhã. É uma refeição importante para manter você disposto durante todo o dia, além de manter seu metabolismo em um ritmo saudável.
  19. Mantenha lanches saudáveis com você. Frutas seca são uma ótima opção.
  20. Conheça seus limites. Se você está constantemente estressado, cansado, ou não se sente bem, você pode precisar diminuir um pouco o seu ritmo. Sempre que você estiver sentindo sobrecarregado, verifique sua agenda semanal e redefina , na medida do possível, seu cronograma de tarefas.

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