Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

27 de Novembro: Dia do Técnico em Segurança do Trabalho

27 de novembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

No dia 27 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Técnico em Segurança do Trabalho. Data em que a profissão foi regulamentada no Brasil, pela Lei Federal 7.410 em 1985.

[tweetable alt=””]O técnico em segurança do trabalho é responsável por supervisionar as atividades ligadas à segurança do trabalho[/tweetable], visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de acidentes. Esses profissionais desenvolvem suas funções promovendo campanhas educativas e eventos internos que de alguma forma, divulguem as normas de segurança, saúde e gestão ocupacional. Também é de responsabilidade do técnico em segurança do trabalho, a adoção de recursos capazes de desenvolver a prevenção de acidentes ou doenças ocupacionais.

Para obter sucesso em sua atuação diária o profissional deve possuir uma boa comunicação, aliada ao conhecimento técnico, para o melhor desenvolvimento dos processos. O técnico em segurança do trabalho em todo momento estará em contato com pessoas, por isso desenvolver relações interpessoais saudáveis com os outros departamentos e setores da empresa é fundamental.

O mercado de atuação do técnico em segurança do trabalho está em alta e demandando muitos profissionais, entretanto, a exigências por profissionais competentes e qualificados, acompanham também esse ritmo.

Devido ás mudanças constantes nas tendências técnicas da profissão e da competitividade acirrada, o profissional que quiser se manter no mercado deve buscar cada vez mais se qualificar e aperfeiçoar as habilidades. É fundamental para a carreira do técnico em segurança do trabalho, manter-se atualizado em relação às novidades do mercado, bem como desenvolver estudos estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho de maneira global.

Hoje graças à regulamentação dessa profissão, os trabalhadores podem desfrutar da proteção, prevenção, comunicação e cuidados relacionados às suas atividades ocupacionais do cotidiano.

Parabéns a todos os profissionais da área de SST (Saúde e Segurança do Trabalho), que se dedicam diariamente a oferecer melhores condições de segurança aos trabalhadores de todo o País!

Se você deseja se especializar na área de Segurança do Trabalho, confira nossos cursos de pós-graduação a distância:

Veja também: 3 dicas para obter sucesso profissional 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.