29 de maio: Dia do Geógrafo

Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

29 de maio: Dia do Geógrafo

29 de maio de 2013

Compartilhe esta notícia:

29 de maio: Dia do GeógrafoEm 29 de maio comemora-se o Dia do Geógrafo. A data foi escolhida em 1936 com a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A profissão de Geógrafo foi regulamentada, no Brasil, pela Lei n° 6.664 em 1979.

A carreira do geógrafo é definida pelo tipo de graduação que o estudante opta. A licenciatura concede ao profissional habilitação para lecionar no segundo ciclo do ensino fundamental e no ensino médio. Para os bacharéis, os campos de atuação se abrem e o geógrafo passa a ter competência para exercer atividades técnicas.

Na maioria das instituições de ensino superior é possível cursar a licenciatura e o bacharelado em cerca de cinco anos.

Para atuar na área técnica é preciso ter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Com o registro o profissional poderá assinar relatórios e levantamentos e trabalhar em órgãos de planejamento urbano, como secretarias estaduais e municipais, institutos ligados ao estudo dos solos, institutos agronômicos, geológicos, projetos ambientais, empresas de mapeamento, entre outros.

Para o professor de Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rafael Straforini, o mercado está aquecido em virtude das áreas ambientais e de cartografia. “Não vejo com frequência espaço para geógrafos em concursos públicos, mas uma boa opção é o profissional abrir empresa e oferecer consultoria”, afirma Straforini.

Segundo o professor, os profissionais que seguem carreira na docência também não têm dificuldade de conseguir emprego já que existe um déficit de professores tanto na rede pública de ensino como na particular.

Uma das importantes áreas de atuação do geógrafo surgiu com a questão ecológica e a legislação que obriga, por exemplo, empresas a realizarem estudos de impactos ambientais antes de iniciar obras.

As atividades que podem ser exercidas pelos geógrafos são:

– Ensino: leciona no ensino fundamental, médio e superior.

– Planejamento urbano: planeja o crescimento e desenvolvimento de uma determinada região ou município.

– Geografia física: estuda os aspectos físicos da Terra, como clima, solo e vegetação.

– Geografia humana: interpreta os dados sociais e econômicos de uma população. Planeja a ocupação de áreas urbanas e rurais.

– Geopolítica: analisa a relação entre espaço geográfico e a organização econômica, política e social de uma região, país ou bloco de países.

– Meio ambiente: estuda os ecossistemas e previne impactos ambientais causados pela ocupação de terrenos. Faz o manejo de bacias hidrográficas.

– Planejamento territorial e urbano: organização dos espaços urbanos ou rurais para a instalação de polos industriais, barragens e outras grandes obras.

O wPós oferece o curso de Pós-Graduação a Distância em Saberes e Práticas da Geografia. O curso é voltado para a especialização de docentes que atuam nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas e privadas. Aos profissionais que se interessam pela especialização na área ambiental o wPós oferece 15 cursos de Pós-Graduação na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Confira!

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.