Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

4 de Dezembro, dia do Orientador Educacional

4 de dezembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

No dia 4 de dezembro é comemorado o Dia do Orientador Educacional. Esse profissional presta assistência ao aluno durante toda a sua aprendizagem na escola, procurando auxiliá-lo nas dificuldades de aprendizagem, ou no próprio encaminhamento vocacional, buscando o maior aproveitamento das suas potencialidades.  O cargo de Orientador Educacional é regulamentado pelo Decreto Federal nº 72.846, de 26 de setembro de 1973.

O orientador educacional faz parte do quadro de funcionários da escola, sendo subordinado à direção e à supervisão pedagógica da mesma. [tweetable alt=””]É função do orientador empregar métodos pedagógicos e psicológicos para orientar os alunos no dia-a-dia[/tweetable], e deve ter  formação superior em Pedagogia.

A importância do Orientador nas Escolas

A Orientação Educacional é uma das mais importantes áreas de atuação do Pedagogo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 estabelece que a formação dos Orientadores Educacionais deva acontecer em Cursos de Especialização Lato Sensu. Na rede pública de ensino, sua presença é obrigatória de acordo com leis e normas.

Esse profissional irá intermediar os possíveis conflitos escolares, auxiliar o corpo docente em relação às dificuldades de aprendizagem escolar, encaminhar casos específicos às instâncias: jurídica, de assistência social, psicológica e de saúde, quando necessário buscando o pleno desenvolvimento do educando em todos os aspectos, sejam eles, intelectuais, físicos, sociais, morais, políticos, educacionais entre outros.

Elo entre educadores, pais e estudantes

O orientador deve manter um bom relacionamento com os outros profissionais em sua prática, e também com os pais dos estudantes.  É papel desse profissional participar ativamente do processo de integração da família/escola/comunidade, realizando ações que favoreçam o envolvimento dos pais no processo educativo.  É fundamental que esse profissional respeite os direitos da família na educação do orientando, assim como seus valores que, muitas vezes podem divergir dos valores pessoais ou daqueles aceitos pela sociedade.

No entanto, para realizar seu trabalho com excelência, o profissional precisa do apoio e da compreensão dos demais funcionários e educadores da escola, da família e da comunidade em que a escola está situada, para que juntos possam traçar novos rumos e estratégias de ensino, bem como, buscar inovação nas metodologias de ensino tendo em vista o principal objetivo que é o desenvolvimento do educando em suas diversas esferas.

 

Conheça nosso curso de Pós-Graduação a Distância em Orientação Educacional. Invista na sua carreira e torne-se o profissional que o mercado procura.

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.