Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

4 maneiras simples de ser feliz no trabalho

27 de maio de 2019

Compartilhe esta notícia:

Para muitas pessoas as segundas-feiras costumam ser mais difíceis.  Talvez esse desânimo tenha mais a ver com a falta de uma rotina planejada. Claro que, nenhum emprego é perfeito, e você provavelmente precisará respirar às vezes.

Mas você não quer deixar que o desânimo no trabalho se torne uma rotina. Isso não é bom para ninguém. Acontece que é muito mais simples prevenir esse sentimento do que você pensa.

Você pode pensar que isso é muito mais fácil dizer do que fazer.Talvez. Mas sugerimos que tente estas quatro dicas antes de chegar a essa conclusão.

Vamos lá?

  1. Reveja suas realizações

Ao final de cada dia, reserve tempo, mesmo que apenas cinco minutos, para anotar o que você fez nas últimas oito horas. Trata-se de um bom método para reforçar sua autoconfiança, além de ajudar você a quantificar e avaliar seus esforços.

E não se preocupe se você só verificou itens menores em sua lista. As maiores vitórias não podem acontecer sem elas. Esta pequena atitude pode dar a você um bom impulso e ajudar a reforçar sua sensação de produtividade, mesmo que tenha avançado pouco. Seja realista, melhor pouco do que nada.

E se você não tiver feito nada, que tal tirar um tempo para planejar o que pode ser feito amanhã? Mas lembre-se, a inércia não deve continuar, então tente seguir o planejado no dia seguinte.

  1. Planeje seus próximos passos

É comum ficarmos preocupados em nosso tempo de lazer por causa de uma lista gigante de tarefas por fazer. E, em vez de relaxarmos e aproveitarmos nossos momentos de folga, costumamos deixar que as tarefas consumam todos os nossos pensamentos. Realmente, isso não é necessário (nem saudável).

Todos os dias ao final do expediente, antes de ir para casa, prepare-se para o descanso. Enumere as demandas que precisam ser concluídas.

E reveja o que está em sua agenda também. Há reuniões para preparar? Algum prazo para cumprir? Faça uma lista com tudo em mente.

  1. Organize seu espaço

O aspecto da sua estação de trabalho tem tudo a ver com o sentimento que você tem durante o dia. Uma mesa bagunçada e sem ordem vai deixar você mais cansado só de olhar para ela.

Isso para não falar no tempo e energia gastos para trabalhar no meio da bagunça. Já um ambiente organizado, além de funcional, deixa sua mente mais confortável e descansada. Portanto, procure deixar sempre a sua mesa em ordem.

  1. Planeje também seus momentos de lazer

O sucesso e a tranquilidade não são coisas que apenas vêm até você, é preciso haver algum esforço. Você precisa se preparar para ela. E uma maneira de fazer isso é programando-se para o descanso e o lazer.

Quando você faz isso, traz a felicidade para sua vida bem antes do evento realmente acontecer. Na verdade, às vezes o melhor da festa é esperar por ela (ou pelo menos prepará-la).

Marque encontros com seus amigos ou familiares, viagens de fim de semana, sessões de cinema ou maratonas da sua série favorita, encontros românticos, enfim, qualquer coisa que faça você ficar com boas expectativas a curto prazo.

Não precisa ser nada grande e você não precisa gastar dinheiro. Apenas comprometa-se a usar um pouco do seu tempo livre para fazer algo que você realmente gosta.

Conclusão:

O importante é tomar consciência de que você tem mais controle do que pensa sobre o que se passa em seus dias.  Claro que existem imprevistos e situações que fogem ao controle. Mas a maior parte do seu tempo pode ser gerenciada por você.

Se você seguir essas quatro dicas simples, é provável que hoje à noite, você já se sinta menos sobrecarregado, porque saberá exatamente o que você precisa fazer amanhã e não precisará mais perder o sono pensando em suas tarefas.

 

VEJA TAMBÉM:  7 dicas para não perder o ritmo nos estudos. 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.