Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

5 dicas “fora da caixa” para aprender melhor

22 de agosto de 2018

Compartilhe esta notícia:

Não é preciso muito tempo de pesquisa na internet para achar boas dicas de estudo que facilitam seu aprendizado. E a maioria das pessoas já sabe o básico: elaborar um cronograma, dispor de um ambiente de estudos organizado e livre de distrações, fazer pausas regulares, trocar informações com colegas, dormir bem, dieta balanceada etc.

Acontece que existem algumas táticas fora do senso comum que podem ajudar ainda mais.Por isso, no post de hoje reunimos algumas dicas “fora da caixa” para quem quer fazer do período de estudos mais prazeroso e eficaz. Algumas delas podem parecer meio frívolas, ou mesmo, excêntricas, mas podem funcionar para algumas pessoas. Confira!

Confira se elas funcionam para você:

  1. Componha uma música

Lembra quando a sua professora do primário ensinava músicas para memorizar coisas como a tabuada ou regras ortográficas? Ou no ensino médio quando alguns inventavam músicas para decorar conteúdos como a tabela periódica ou fórmulas? Sim, sabemos que os conteúdos que você precisa se lembrar quando se prepara para provas da faculdade podem ser um pouco mais complexos – no entanto, pode haver datas, nomes ou números que você precisa se lembrar sob pressão na hora da prova.

Então por que não os colocar em rima? Escolha uma música que você gosta e encaixe uma nova letra de acordo com o conteúdo. Se, durante a prova, você tiver dificuldade em se lembrar de algo, basta lembrar da melodia e o conteúdo irá aparecer (só tome cuidado para não cantar a música em voz alta nesse momento).

  1. Movimente-se!

Já reparou como, muitas vezes, quando você se levanta da sua mesa e caminha até algum lugar, uma nova ideia aparece do nada em sua mente? Então, em vez de forçar seu corpo (e cérebro) a permanecerem imóveis por muito tempo, tente incentivar seu cérebro por meio do movimento.

Ande pelo quarto, dê uma volta no quarteirão (ou na biblioteca se você estiver estudando em uma). Nesse momento, foque seus pensamentos no conteúdo que estava estudando momentos antes para que esses novos “insights” sejam úteis para seu aprendizado.

  1. Grave um áudio

Durante seus estudos para a prova, além de escrever, ler, reescrever e reler suas notas, é uma boa ideia transformá-las numa gravação de áudio (pode ser até com a música da qual falamos na primeira dica). O processo de verbalizar o conteúdo vai ajudar você a memorizar e organizar os conteúdos em sua mente.

Depois é só colocar esse arquivo de áudio em seu celular, ou tocador de MP3, e ouvi-lo durante sua corrida, na academia, no ônibus, enquanto dirige, cozinhando… enfim quando for mais conveniente para você.

Dica bônus: mantenha um bloco de notas acessível para poder anotar todas as ideias adicionais que podem aparecer enquanto você estiver escutando suas anotações (ou música).

  1. Transforme seus desenhos em notas de estudo

Desenhos e ilustrações são bem comuns em dicas de estudos. Então, em vez de lutar contra o ímpeto de ficar desenhando ou decorando as páginas de seu caderno durante uma aula ou palestra, por que não lançar mão de sua criatividade em benefício do aprendizado?

Faça que os desenhos que você não resiste em fazer durante esses momentos representem o conteúdo do seu curso. Desafie seu cérebro a ser criativo e, ao mesmo tempo, estar atento ao conteúdo e tudo vai ser fixado mais facilmente.

  1. Dedique-se também aos seus hobbies

Você pode pensar que o tempo gasto em suas atividades favoritas é inteiramente desperdiçado no que se refere aos seus estudos. Mas na verdade há diversas pesquisas que sugerem o contrário. Um estilo de vida ativo e diversificado é estimulante para as suas habilidades cognitivas.

O tempo gasto em exercícios físicos, em tocar um instrumento musical ou em falar / aprender línguas estrangeiras pode ser especialmente benéfico para a saúde e desenvolvimento contínuos do seu cérebro – Portanto, mantenha-os!

 

Leia também:  7 técnicas de estudo que funcionam até para quem não tem o hábito

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.