Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

5 dicas para conciliar o trabalho com a rotina de estudos

16 de janeiro de 2017

Compartilhe esta notícia:

shutterstock_553195012

Conquistar uma graduação em nível superior e garantir o sustento ao mesmo tempo é um desafio comum a muitos brasileiros. Afinal, o trabalho e os estudos são duas atividades que necessitam de comprometimento e dedicação. Muitas pessoas desistem do projeto de fazer um curso superior por não se julgarem capazes de assumir as responsabilidades de um curso de graduação e exercer suas profissões ao mesmo tempo. No entanto, é perfeitamente possível cumprir as obrigações de cada uma delas sem prejudicar o próprio desempenho.

Veja a seguir 5 dicas para organizar o tempo e conquistar seu diploma:

  1. Estabelecer prioridades.

A primeira atitude a ser tomada é determinar qual das duas atividades é mais importante no momento. Se o trabalho for o mais importante, você deve criar sua grade de estudos com intervalos maiores. Para isso, talvez seja preciso que você curse menos disciplinas por semestre. Caso a prioridade seja a graduação, a melhor coisa a fazer é procurar um emprego de meio período para que sobre tempo para as atividades curriculares. Outra dica é optar por cursos a distância que dão maiores possibilidades de gerenciamento do seu tempo. Dessa forma, você poderá fazer seu curso sem prejudicar o trabalho.

  1. Estabelecer uma rotina.

Uma importante postura de quem assume o compromisso de trabalhar e estudar é ser organizado. É preciso estabelecer horários para as atividades acadêmicas e para as profissionais. Essa tarefa pode ser facilitada com um calendário em forma de planilha. Preencha-o com as datas dos trabalhos a serem entregues, provas e demais compromissos, e jamais procrastine as atividades. Outra dica é ser disciplinado em relação aos horários das refeições e do sono para não prejudicar seu rendimento.

  1. Otimizar o tempo livre.

É preciso um pouco de sacrifício para a conquista de sua graduação. Isso quer dizer que, em alguns momentos, você precisará diminuir o tempo dedicado ao lazer. Reserve algumas horas de seu final de semana para estudar e adiantar os trabalhos da faculdade. Além disso, as noites livres também devem ser utilizadas para os estudos. Afinal, as telenovelas ou suas séries preferidas jamais vão garantir o seu diploma.

  1. Usar a tecnologia.

Os melhores cursos de graduação a distância oferecem plataformas completas com tutoria, fóruns, conteúdos online e flexibilidade de horários. Aprenda a tirar o melhor proveito possível desses recursos.

  1. Grupos de estudos.

Os grupos de estudo são uma arma poderosa para o bom desempenho acadêmico. Participe dos fóruns e faça uma rede de contatos para manter-se atualizado sobre as novidades do curso, os conteúdos etc. A troca de informações pode enriquecer muito o seu aprendizado.

Conheça os cursos de Graduação a Distância da Faculdade UnYLeYa ou faça a sua Pós-Graduação a Distância conosco.

LEIA TAMBÉM: 6 regras de networking para quem está em início de carreira

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.