Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

5 habilidades que você precisará desenvolver nos próximos anos

3 de novembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Estamos na era da mudança e da inovação. Novas tecnologias surgindo velozmente, novas estruturas organizacionais e modelos de negócio no ambiente de trabalho. 4 gerações atuando ao mesmo tempo dentro das organizações por todo o mundo. E é claro, que todos esses fatores iriam trazer consigo mudanças constantes. Entretanto, ainda não são todos os profissionais que estão preparados para viver nesse ambiente.

Tosas essas mudanças exigirão dos profissionais uma nova capacidade de redefinir o seu modelo mental. Ou seja, reaprender para não acabar obsoletos. Nesse caso, reaprender irá demandar um esforço extraordinário por parte de quem está habituado a trabalhar de uma mesma forma há anos.

Fique por dentro das habilidades importantes para os profissionais que desejam estar preparados para os novos desafios no mundo do trabalho no futuro.

  1. Pensamento Empreendedor

Desenvolver o pensamento empreendedor não significa necessariamente abrir uma empresa. Significa desenvolver a capacidade de ser visionário, enxergar oportunidades e fazer a coisas realmente acontecerem, na prática. Muitos talentos hoje, deixam as empresas por essa falta de oportunidades para desenvolver suas carreiras. Por isso, é fundamental que se crie programas que estimulem o desenvolvimento do pensamento empreendedor, para trazer um novo olhar sobre o negócio e consequentemente novas soluções dentro das empresas.

  1. Competência “Cross-Cultural”

Em mundo cada vez mais conectado, as habilidades de um profissional poderão ser exigidas em diferentes localidades. São os chamados profissionais ‘’cidadãos do mundo’’. Esse profissional além de ter a fluência em variados idiomas, deverá ser capaz de se adaptar as mudanças constantes e ter rápida resposta a esses novos contextos. Além disso outro ponto importante para a próxima década, será o tema da diversidade, em especial, como um dos fatores fundamentais para produzir inovação em produtos, serviços e processos.

  1. Comunicação através de Novas Mídias

Habilidades para vender ideias e engajar audiências por meio dessas novas mídias já é uma realidade hoje, e serão totalmente absorvidas pelas companhias na próxima década. Cada vez mais os conteúdos dinâmicos têm ganhado força, sendo assim, será exigido desses profissionais a habilidade de serem ‘’fluentes’’ em novas formas de se comunicar nessas plataformas. Produzir os próprios conteúdos através dessas ferramentas mais ágeis, e dinâmicas será cada vez mais valorizado.

  1. A Era do Profissional “T”

O profissional ideal do futuro terá o formato de um ‘’T’’: indivíduos que trazem um profundo e especializado conhecimento de, pelo menos, uma área, mas tem a capacidade de “conversar” no idioma de uma gama diversa de disciplinas. Por exemplo: Profissionais de RH que tenham entendimento de Marketing e Supply Chain. Profissionais de Marketing que entendam de Finanças & Analytics. Como as pessoas vão viver cada vez mais (e isso vai gerar o desenvolvimento de múltiplas carreiras ao longo da vida), essa habilidade de se tornar um Profissional “T” se tornará ainda mais importante a ser desenvolvida.

  1. Compartilhe e Contribua!

Considerada uma das principais habilidades do profissional moderno, funcionários que ajudam e colaboram com seus colegas terão mais chances de crescer na carreira! Esse modelo tradicional de que ‘’conhecimento é poder’’ e que as pessoas deveriam guardar seus conhecimentos e ideias para ‘’ganhar crédito’’ com seus superiores já não é mais eficaz. Cada vez mais as redes colaborativas têm ganhado espaço. As ideias quando trabalhadas em conjunto e quando o conhecimento é compartilhado, são ferramentas poderosas e que beneficiam não só a equipe, mas também a qualquer profissional.

Pesquisas já revelaram que quem ajuda mais, tem maiores chances de subir na carreira. Profissionais que se colocam a disposição de seus colegas e têm atitude pró-ativa com ideias, feedbacks ou qualquer ação que facilite a vida de alguém, são reconhecidos e têm mais oportunidades de crescimento.

E você já está preparado para essas mudanças?  O futuro é logo ali!

 

Confira a matéria completa aqui

Veja mais: Dicas da neurociência para melhorar a sua concentração

 

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.