Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

5 hábitos para fazer seu trabalho ser bem menos estressante

5 de maio de 2017

Compartilhe esta notícia:

Sexta-feira, o dia que a maioria das pessoas adora por se tratar da véspera do fim-de-semana. Dia de planejar o descanso, combinar programas com a família e os amigos e tirar o máximo proveito do tempo livre. Mas quantos de nós fazemos esse mesmo esforço para que nosso trabalho seja tão relaxante ou gratificante?

Pense em todas as razões pelas quais queremos fugir do escritório. Pode ser por odiar o trabalho que exercemos, ou estarmos na função errada, entre tantos outros motivos. A maioria desses problemas se resumem à ideia de que temos pouca autonomia para fazer nossos trabalhos funcionarem para nós. Mas, na verdade, temos mais poder sobre como vivenciamos nossas vidas do que percebemos.

Se você quer se sentir menos ansioso pelo fim-de-semana ou pelas férias, cada vez que se dirige ao trabalho, confira estes 5 hábitos que vão ajudar a começar a desfrutar de seu trabalho hoje.

  1. Saia da sua mesa se possível.

É comum que uma grande dificuldade em avançar com as demandas seja o fato de as pessoas pararem em nossas mesas para fazer perguntas ou conversar o tempo todo. A arquitetura em plano aberto dos escritórios de hoje em dia agrava esse problema ainda mais. Se possível, sinalize de alguma forma que está concentrado e não pode ser interrompido naquele momento. Ou, se puder, comece a trabalhar em diferentes ambientes. Poderia ser a copa do escritório, uma sala de reuniões desocupada, enfim, qualquer lugar onde as interrupções sejam menos frequentes. Depois de fazer isso, você vai começar imediatamente a sentir que tem mais liberdade durante o seu dia de trabalho.

  1. Atividade física de manhã ou na hora do almoço.

Exercitar-se antes do expediente ou no meio do dia pode ajudar você a ter mais energia para o trabalho. Você sabe que ficar sentado por longos períodos de tempo é ruim para você, então priorize isso como se fosse uma reunião ou tarefa importante. Acorde mais cedo e comece seu dia se exercitando ou transforme sua pausa para o almoço em uma pausa na academia. Cada vez mais executivos têm adotado esse hábito e se beneficiando bastante.

  1. Convide um amigo ou alguém que você admira para o almoço.

Se você anda precisando de uma pausa ou quer encontrar maneiras de se motivar, talvez seja uma boa ideia sair um pouco do escritório e encontrar um amigo durante o dia. Isso também pode lhe fornecer uma oportunidade de network com alguém que inspira você. Quanto mais tempo você passa com pessoas inspiradoras, mais energia terá ao longo do dia (e da semana). Olhe para isso como uma oportunidade para aumentar sua vida social e seus níveis de produtividade.

  1. Assista a um vídeo inspirador por dia.

Com que frequência guardamos ou salvamos livros, vídeos ou artigos para nos atualizar durante as férias? Não há nenhuma razão para esperar para consumir esses conteúdos. Existe uma infinidade de conteúdos que podem ser vistos ou lidos em menos de 15 minutos. É a maneira perfeita de começar ou terminar o seu dia.

  1. Reservar uma tarde ou um dia inteiro por semana sem reuniões.

A maioria das pessoas não tem tempo para pensar. Ao reservar algum tempo dedicado a si mesmo, você será capaz de se concentrar em suas prioridades, gastar mais tempo inovando e ter mais energia criativa para o que você realmente quer trabalhar durante o dia. É verdade que isso não é possível para pessoas com trabalhos que exigem reuniões diárias. No entanto, se você tem a capacidade e a autonomia para fazer isso, terá enormes benefícios.

VEJA TAMBÉM: 7 dicas para ter mais proatividade no trabalho 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.