Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

5 maneiras de começar bem o seu dia de trabalho

8 de dezembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Muitas vezes, por conta da correria, acabamos deixando a organização e o planejamento de lado. O que devemos saber é que isso pode, e vai, influenciar diretamente o nosso desempenho no trabalho.  Entretanto, com apenas algumas mudanças sutis na rotina, podemos tornar as atividades do cotidiano muito mais produtivas.

O tempo parece estar cada vez mais curto e é preciso planejamento para dar conta de todas as atividades a serem realizadas. A todo momento fatores externos desviam a nossa atenção daquilo que deveria ser feito. Pensando nisso, reunimos algumas dicas simples que podem fazer a diferença, de maneira positiva, no seu dia a dia de trabalho e te orientar sobre como você pode começar o seu dia produzindo mais e melhor. Boa leitura!

 

  • Organize-se

É importante que você se organize com as tarefas. Responda seus e-mails e verifique seus relatórios antes de começar a trabalhar de fato. Ter esse hábito ajuda na hora de planejar como será o seu dia. Outro ponto crucial é estabelecer um tempo para checar os e-mails, pode ser a cada meia hora ou uma hora e depois coloque prioridades para cada um.

Tenha planilhas com as informações que mais precisa durante o dia e otimize o espaço na sua mesa. Tente sempre manter tudo em ordem, desde as anotações até o desktop e arquivos do seu computador.

 

  • Cultive bons relacionamentos com os colegas

O ambiente de trabalho pode ser um lugar muito político. Aprenda a relacionar-se com seus colegas de forma saudável. Um ambiente de trabalho conflituoso pode trazer sérias consequências tanto para a sua produtividade como para a saúde.

Pratique a gentileza. Além de abrir portas, ela favorece a humanização do clima organizacional e alavanca o relacionamento interpessoal, tornando-o mais leve, saudável e pautado em valores. O ambiente de trabalho colaborativo certamente contribui para a felicidade de todos.  Entretanto, é fundamental que você saia da sua zona de conforto e seja mais ativo e interessado com a qualidade dos seus relacionamentos profissionais.

 

  • Saiba ouvir

Dedique-se a escutar mais as pessoas que estão a sua volta. Seu próprio colega de trabalho pode ter lições valiosas para te ensinar. Quando você adquire o hábito de escutar mais do que falar torna-se apto a ajudar os outros, além de si próprio.

Seja receptivo ao que chega aos seus ouvidos, demonstre atenção ao que está sendo verbalizado. Exercite a empatia. Procure entender o que o outro fala, e também como ele se sente. Muitas vezes o profissional que desenvolve a habilidade de saber ouvir é mais valorizado do que aquele que se expressa bem.

 

  • Chegue cedo

Para retomar as rédeas sobre o seu dia, a primeira coisa que você deve fazer é se programar para chegar mais cedo no trabalho (5 minutos, 10 ou 15, ou quantos forem relevantes para você se planejar para começar o dia) fazem toda a diferença.  Lidar bem com os compromissos e horários é uma característica de profissionais eficientes – E aproveitar bem esse tempo que se ganha ao chegar cedo é um sinal de efetividade.

 

  • Seja claro e preciso

A compreensão equivocada de alguma informação pode desencadear uma série de reações desconfortáveis, dando origem a conflitos que poderiam ser evitados. Procure sempre tomar atitudes com clareza e precisão em todas as atividades do seu trabalho. Além de economizar tempo, evita desgastes desnecessários.

A efetividade da sua comunicação com os demais determina a qualidade desses relacionamentos. Esse perfil de profissional assertivo é cada vez mais valorizado, principalmente num mercado de mudanças contínuas, que exigem decisões objetivas e focadas nos resultados esperados.

Veja também:  Aprenda a lidar com críticas no trabalho

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.