Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

5 passos para se tornar um especialista

30 de maio de 2014

Compartilhe esta notícia:

De acordo com psicóloga americana da Universidade de Stanford, Carol Dweck, em 95% dos casos, o talento natural não determina se a pessoa se tornará uma especialista em determinado assunto. Segundo a psicóloga há alguns passos diferem os especialistas dos profissionais comuns existentes no mercado de trabalho. São eles:

1. Prática – É preciso ter quantidade e qualidade. É necessário se testar e se criticar o tempo todo enquanto desenvolve suas atividades.

2. Garra – Ter força de vontade para se dedicar por horas aos estudos. Sabe-se que a força de vontade e a garra são mais importantes do que o QI.

3. Bom mentor – É necessário ter um bom mentor. Alguém que dê feedback inteligente e explique a base e a teoria do que você está estudando. Um grupo de bons professores é essencial.

4. Estudos – Avalie qual é seu estilo de estudo, em quais condições você apresenta melhor desempenho e como funciona sua linha de raciocínio. Esses conhecimentos irão equipá-lo para um estudo mais eficiente e menos frustrações.

5. Foco na melhoria – O perfeccionismo, na medida certa, é um ótimo caminho para ser o melhor.

Tornar-se um especialista é possível! Basta ter empenho

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário ser um gênio para que você consiga ser um expert naquilo que deseja. O que tornará você bem-sucedido são as horas de prática que você investe na atividade, o que significa que qualquer um pode alcançar esse objetivo. Basta querer.

Para iniciar sua caminhada, identifique alguém em seu convívio social que servirá como exemplo para sua carreira. Essa pessoa poderá ajudá-lo a tomar decisões e a colocá-lo no melhor caminho para cumprir seus objetivos.

Tendo escolhido sua meta, mantenha contato com pessoas que tenham os mesmos objetivos que você. Seus colegas irão motivá-lo a continuar na sua trajetória, especialmente quando as dificuldades parecerem maiores do que você conseguiria transpor. Além disso, vocês poderão compartilhar ideias e o crescimento para fomentar um aprendizado cada vez melhor.  Para ser um expert não basta saber fazer algo, é necessário buscar sempre o melhor, aquilo que pode auxiliá-lo a se aprimorar e acompanhar as evoluções de sua área de especialidade.

Simplesmente cumprir uma série de tarefas, exercícios ou planos de estudos não significa que você irá se desenvolver. Praticar com determinação significa fazer isso corretamente, com a análise crítica de seu desempenho em busca do aprimoramento, sem perder o foco e motivação.



São 42 áreas de conhecimento com diversos cursos de especialização ofertados por meio do programa wPós. Confira! Especialize-se!

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.