Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

7 maneiras de evitar distrações ao estudar

13 de dezembro de 2017

Compartilhe esta notícia:

Um curso de Pós-Graduação pode ser um desafio maior quando você tem de dividir seu tempo entre estudos, trabalho e relações familiares. Junte a isso tudo as notificações constantes enviadas pelo mundo digital (redes sociais, e-mails, mensagens instantâneas etc.).

Sim, pode parecer bem difícil manter o foco nos estudos, mas não é impossível.

Quer saber como? Acompanhe no post:

  1. Faça uma lista de tarefas

Manter os trabalhos propostos pelos tutores em dia pode ser estressante às vezes. Quando você está trabalhando numa tarefa, é fácil esquecer de outra. A solução para organizar seus prazos e gerenciar seu tempo de forma mais eficiente está em elaborar um cronograma apropriado. Uma boa ideia é descobrir as horas em que você é mais produtivo e esse período para as tarefas e leituras propostas. Talvez um calendário digital possa ser uma boa opção. Já as agendas de papel são perfeitas para aqueles que gostam de escrever listas de tarefas e programar compromissos à mão. Um estudo sugere que o simples ato de escrever coisas ajuda a aumentar sua concentração e sua memória. Caso você prefira seguir a rota digital, a vantagem é poder sincronizar facilmente sua agenda em vários dispositivos e definir lembretes.

  1. Desligue as notificações do seu celular / computador

Notificações constantes e mensagens de texto costumam ser inimigos dos estudantes. Coloque o telefone em silêncio ou no modo “não perturbe” e feche as abas desnecessárias no seu computador. Se você precisar da internet, mantenha aberta apenas a guia que está sendo usada para o estudo. Vale a pena também bloquear sites e aplicativos perdidos no tempo.

  1. Divida seu trabalho em tarefas menores

Derrote procrastinação, dividindo uma tarefa em partes. É mais fácil motivar-se a fazer algo em tarefas menores em vez de iniciar uma enorme. Se você está tendo dificuldades estudando ou cumprindo determinada tarefa, rompa seu tempo efetivamente. Tente dar-se uma pausa de 10 minutos por cada 45-50 minutos de trabalho que você faz. Estudos mostram que fazer pausas pode ajudar a reter informações e aumentar a produtividade.

  1. Use fones de ouvido

Se você estiver trabalhando em um ambiente ruidoso, use fones de ouvido. Entretanto, muitas vezes, a música com letras pode ser uma fonte de distração. Portanto, procure ouvir músicas clássicas ou instrumentais para melhorar a concentração.

  1. Encontre o lugar adequado para o seu propósito

Alguns alunos trabalham melhor com um pouco de ruído de fundo. Procure identificar seu estilo de trabalho e o tipo de atmosfera que você prefere para estudar. Você é o tipo de pessoa que funciona melhor em silêncio na biblioteca? Ou prefere estudar em casa mesmo com os ruídos do ambiente? Experimente alguns espaços diferentes e veja como se sai em cada sessão de estudo.

  1. Limpe sua mesa

Sua mesa está coberta de pilhas de papéis? O monitor do seu computador está enquadrado com camadas de notas adesivas? Em caso afirmativo, é hora de se organizar. Um espaço de trabalho bagunçado pode atrapalhar – e muito – seus estudos. Organize sua mesa e mantenha apenas o essencial. Um espaço de trabalho limpo pode ajudar a reduzir a ansiedade e abrir espaço para a motivação.

  1. Recompense a si mesmo

Um pouco de motivação pode percorrer um longo caminho. Configurar um sistema de auto recompensas é uma boa maneira de motivar-se a fazer algo. Por exemplo, se você terminar uma parte do seu TCC sem distrações, dê a si mesmo uma recompensa como assistir a um capítulo de sua série favorita ou tirar uma soneca.

VEJA TAMBÉM: Como ter disciplina para estudar em casa?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.