7 Maneiras de impressionar o recrutador numa entrevista de emprego
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7 Maneiras de impressionar o recrutador numa entrevista de emprego

27 de março de 2017

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Recrutadores e gerentes de RH em geral conhecem todas as artimanhas de candidatos em entrevistas de emprego. Às vezes elas funcionam, mas no final das contas, o que interessa mesmo é o conteúdo que você tem a mostrar.

Então o que fazer para impressionar o recrutador? Confira as dicas abaixo para estar afiado em sua próxima entrevista de emprego.

  1. Conheça bem a sua experiência

É incrível como alguns candidatos se enrolam para responder às perguntas mais simples sobre eles mesmos. Faça uma avaliação atenta do seu currículo ao se preparar para a entrevista. Pense sobre os projetos mais importantes em que você trabalhou, o que você gostou e o que não gostou em cada emprego, e tenha consciência dos maiores desafios pelos quais já passou – e como você os superou – em cada experiência profissional. Esteja preparado para explicar cada detalhe em sua trajetória, como por exemplo, demissões, períodos desempregado etc. Você estará mais seguro se estiver com todas essas informações preparadas na hora da entrevista.

  1. Saiba o impacto de cada experiência.

Uma das melhores formas de impressionar o recrutador é quantificar e qualificar o impacto de sua atuação em cada emprego que você já teve. O recrutador quer saber o que você já fez e como fez, e entender o impacto de sua atuação ajudará você a demonstrar a relevância de sua experiência para o cargo em questão. Portanto, esteja preparado para falar sobre resultados – como lucros, corte de custos, métodos mais eficientes, melhorias no atendimento etc. Mostrar seus resultados ao recrutador vai ajudar ele a entender que você tem uma visão macro de processos e é capaz de acompanhar projetos do começo ao fim.

  1. Mostre a relevância de sua experiência para a função a ser desempenhada.

Aproveite os desafios e resultados alcançados em suas experiências prévias para falar em como eles podem ser aproveitados no cargo para o qual você está se candidatando. É ótimo ter consciência do que você já fez, e aplicar essas experiências ao novo cargo é ainda melhor. Mencione objetivos específicos da empresa e como o seu know-how pode ser útil a eles. As informações sobre as competências e resultados esperados do novo colaborador costumam estar claras na descrição do cargo. Então, mostre como as suas habilidades podem ser relevantes para o trabalho a ser desempenhado.

  1. Tenha uma conversa de igual para igual.

É mais comum que recrutadores esperem que sejam os candidatos a falar mais durante a entrevista. No entanto, o ideal é que essa conversa seja entre as duas partes, afinal, ambos querem saber se os objetivos da outra parte estão de acordo. Pesquise sobre a instituição para chegar à entrevista com todas as informações que você precisa e as dúvidas que quer ter esclarecidas. Entrevistas baseadas apenas em perguntas do recrutador e respostas do candidato costumam ser massantes para o entrevistador. Portanto, se você conseguir fazer com que o recrutador se engaje em uma conversa de mão dupla pode se destacar dos demais candidatos.

  1. Faça as perguntas certas.

Mantenha uma conversa fluida fazendo perguntas que agregam aos objetivos da entrevista. Suas perguntas devem girar em torno do que você já sabe sobre o cargo e que possam dar a oportunidade de você destacar a relevância de suas habilidades para desempenhar as funções do cargo.

  1. Converse sobre a cultura da empresa e como você se adéqua a ela.

Geralmente é fácil identificar a cultura corporativa de uma organização por meio de seu site e suas mídias sociais. Eles postam coisas engraçadas ou mais sérias? Eles se limitam a postagens com ofertas de produtos (ou serviços) ou preferem marketing de conteúdo? Investigue a presença digital da empresa antes da entrevista e tenha maior noção do nível de formalidade esperada do candidato, tanto durante a entrevista como no desempenho da função. Ao ter mais conhecimento sobre a cultura da empresa, você terá maiores chances de demonstrar seu nível de adequação à equipe.

  1. Envie uma mensagem de follow-up e agradecimento após a entrevista.

Escolha os pontos mais importantes discutidos durante a entrevista – seja algo que você aprendeu sobre a empresa, ou algum ponto alto da conversa, ou mesmo alguma habilidade que você se esqueceu de mencionar, e envie uma breve mensagem de follow-up no dia seguinte à entrevista. Você pode usar essa mensagem para lembrá-los a razão pela qual você é o candidato ideal para o cargo – com base na sua experiência e conhecimento. Além de gentil, essa atitude demonstra seu engajamento e conquistar o cargo.

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