Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

8 dicas para voltar aos trilhos após os dias de carnaval

3 de março de 2020

Compartilhe esta notícia:

A folia acabou e agora é a hora de encarar a sua carreira com a seriedade que ela merece.  Para a grande maioria, esta é a trilha sonora do verdadeiro início do ano – e tudo bem, a gente sabe que alguns preferem deixar para começar mesmo na semana seguinte ao carnaval e, para esses, a gente preparou algumas ótimas dicas também.

Bom, a ideia hoje é se preparar para sair do clima de folia e colocar a vida de volta nos trilhos. É natural que você se sinta triste ao retornar ao trabalho após de dias de folga. Está cientificamente comprovado que ao retornar à rotina costumamos estar mais lentos.

Claro, isso tem muito a ver com o fato de que tendemos a manter horas irregulares quando estamos de folga (sobretudo no carnaval).

Para ajudar você, reunimos algumas dicas para você juntar seus caquinhos e começar a retomar a vida no que ainda resta desta semana.

Aceite a melancolia

Admita, mesmo que você não goste de carnaval, os dias de folga são ótimos e você detesta dizer adeus a eles. É um dos piores sentimentos na vida de um adulto, porque essencialmente significa que você precisa se colocar de volta numa pequena caixa.

O primeiro passo para lidar com esse humor bastante cinza é assumi-lo. Compreenda que está tudo bem se sentir triste e aceitar que esses dois primeiros dias (quinta e sexta) de volta na sua rotina diária serão difíceis.

Mesmo se você é o tipo de pessoa que acredita em vibrações positivas, está tudo bem se perdoar por estar de mau humor no retorno ao trabalho.

 

Priorize suas tarefas

Você provavelmente terá muito trabalho para alcançar o primeiro dia. Portanto, a chave é priorizar. Gaste um bom pedaço da sua manhã, descobrindo o que é urgente e o que não é e avance com as tarefas mais urgentes para tê-las logo fora do caminho.

Aconselhamos lançar algumas tarefas que você gosta de fazer, porque isso lhe dará pequenos intervalos agradáveis ​​e tornará o seu dia mais agradável.

 

Dedique a noite anterior à sua caixa de e-mails

Na quarta-feira de cinzas, basta pensar em todos os e-mails não lidos que você provavelmente terá ansiedade. Para facilitar, que tal reservar algum tempo neste restinho de semana para dar uma olhadinha na sua caixa de entrada? Marque os e-mails que você precisa responder.

Desta forma, você terá uma vantagem e evitará começar sua próxima semana com a sensação de estar sobrecarregado.

 

Chegue ao escritório um pouquinho mais cedo

Existem algumas boas razões para fazer isso. O primeiro é que sair de casa mais cedo irá ajudar você a evitar a ansiedade que muitas vezes vai de mãos dadas com os deslocamentos.

Se você dirigir para o trabalho, você poderá vencer o tráfego que é sempre uma vantagem – ainda mais quando você está lidando com a depressão pós-feriado.

A segunda razão é que você ganha algum tempo de silêncio no escritório. Nesse período, você poderá fazer o seu café, arrumar a sua mesa e colocar tudo em ordem.

 

Defina novos objetivos

Se você é dessas pessoas que pensam que o ano só começa de fato após o carnaval, que tal aproveitar o período para voltar ao local de trabalho com novos objetivos.

A única maneira de evitar ficar aborrecido no trabalho é se tivermos algo de novo para aprender e, portanto, você precisa voltar para o escritório com uma nova mentalidade.

Identifique uma área em seu setor que você gostaria de dominar e volte a trabalhar sabendo que você tem um desafio à sua frente.

 

Use uma roupa que você goste

Outra dica que irá ajudá-lo a sobreviver a voltar ao trabalho é usar algo em que se sinta bem. Isso pode significar o uso de uma roupa confortável – o que é especialmente importante após a folia.

Seja qual for sua escolha, o importante é que você se dê um pequeno impulso de confiança que o ajudará a se sentir mais enérgico e preparado para enfrentar os desafios futuros.

 

Faça planos para o almoço

Evite ficar preso no escritório durante todo o dia, pois isso irá fazer você se sentir como um zumbi já às 15h. As rupturas são especialmente importantes quando se volta ao trabalho após uma ausência, na medida em que ajudam a revitalizar o cérebro.

Em vez de comer uma marmita sem graça na frente do seu computador, tenha um almoço leve, gostoso e nutritivo fora do escritório.

Uma boa ideia é convidar colegas de trabalho para almoçar fora, de forma que possam contar como foram seus dias de folga, desde uma maratona de séries na Netflix até o mais animado carnaval em Salvador, ou um feriado na cachoeira.

Cada um terá um delicioso relato a fazer.  Isso dará a você algo pelo que esperar durante essa manhã de quinta-feira pós carnaval.

Além disso, uma vez lá, não pense em reduzir as calorias, coma a sua sobremesa e aproveite esse restinho da semana antes das quaresmas e dietas a serem iniciadas na segunda-feira que vem.

 

Ouça música

Talvez a dica mais eficaz para ajudar você a lutar contra a lentidão do primeiro dia de volta ao trabalho é ouvir música. Claro, para obter os benefícios desta dica, você precisará encontrar uma lista de reprodução que você goste e não seja dispersiva.

A chave é ouvir música que o impeça de adormecer em sua mesa, mas também ajude você a se concentrar o suficiente para poder fazer seu trabalho.

Agora que você já sabe o que deve fazer para entrar no ritmo de estudos de novo, não perca mais tempo, o seu futuro agradece. 😉

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.