Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

9 dicas para enfrentar a primeira segunda-feira depois do carnaval (e do horário de verão)

19 de fevereiro de 2018

Compartilhe esta notícia:

A primeira segunda-feira após o carnaval e o fim do horário brasileiro de verão são para muitos os sinais de que não há mais como adiar os projetos para o novo ano. Não tem mais desculpa, o ano (que já começou em 1º de janeiro para os mais proativos) começa agora. Já demos algumas dicas aqui no Blog de como retomar o trabalho e os estudos na quinta-feira após a quarta-feira de cinzas. Hoje trazemos novas ideias para essa primeira semana após o carnaval. Aqui estão 9 dicas para ajudar você a tornar seu retorno à rotina mais leve e agradável. Quer ver como? Vem com a gente!

  1. Limpe e organize seu espaço de trabalho primeiro.

São grandes as possibilidades de você encontrar pilhas de correspondências, ofícios, arquivos e outros itens de escritório sobre sua mesa ao chegar. Em vez de ignorar esses itens, leve alguns minutos para cuidar deles. Quanto mais você esperar para dar fim a essas demandas, pior para você.

  1. Revise seu calendário.

Você esteve fora por alguns dias, então talvez seja melhor contar com alguns lembretes sobre o que está acontecendo em seu trabalho. Digitalize seu calendário para os próximos dias para ter uma ideia das próximas reuniões, datas de vencimento, projetos entre outras demandas. Você estará mais bem preparado para os próximos dias e não será totalmente surpreendido com uma demanda esquecida como se preparar para uma reunião às 10 horas da manhã ou terminar um relatório para ser entregue ao fim do dia.

  1. Não leia seus e-mails em ordem cronológica.

Em vez de ler seus e-mails por data, classifique-os por assunto ou pelo remetente. A ideia por trás disso é que você está mais interessado nos e-mails mais importantes. Usar esta técnica também facilita a remoção de e-mails que não são mais relevantes, como atualizações de notícias antigas, ofertas, cupons e spams.

  1. Faça uma lista de prioridades.

À medida que você revisa seus e-mails, você será lembrado de todas as coisas que você estava trabalhando antes do feriado de carnaval. Em vez de trabalhar no primeiro item que cruza seu caminho, faça um esforço consciente para as prioridades. Em que projetos você estava trabalhando antes de sair do escritório? Quais são as cinco tarefas mais importantes para realizar no seu primeiro dia?

  1. Faça uma coisa de cada vez.

Você pode sentir o desejo de trabalhar em três coisas diferentes ao mesmo tempo, a fim de colocar o trabalho em dia. No entanto, esta não é a abordagem mais eficiente. Você só vai se confundir e se estressar! É bem melhor concentrar sua mente e trabalhar com foco numa tarefa por vez.

  1. Elimine distrações desnecessárias.

Para tornar mais fácil a sua transição de volta para o trabalho, tente eliminar as distrações. Desta forma, você pode acompanhar suas demandas de forma mais eficiente, sem ser incomodado a cada cinco minutos. Desligue seu celular, feche todas as redes sociais e feche programas e aplicativos de computador.

  1. Programe atividades de lazer para a semana.

Você está de volta ao trabalho, mas isso não significa que você não pode se divertir. Programar um almoço com os amigos pode fazer o retorno ao trabalho parecer um pouco menos estressante.

  1. Saia do escritório no horário do fim do expediente.

Você tende a ficar no trabalho até tarde quando retorna de um feriadão ou das férias?  Só porque você estava de folga não significa que você precisa cumprir mais horas no trabalho! Não banque o herói. Faça questão de deixar o escritório na hora certa do fim do expediente.

  1. Faça uma pausa.

Retornar ao trabalho depois das férias ou de um feriadão pressupõe uma transição. Não se deixe abater! Podem ser vários dias para você finalmente se readaptar… Mantenha a calma, a mente focada e relaxada. Você voltará à sua antiga rotina no trabalho sem maiores traumas.

VEJA TAMBÉM: Sua vida pessoal e profissional estão em equilíbrio? Descubra!

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.