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A importância da comunicação no meio empresarial

29 de dezembro de 2015

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A comunicação está entre os principais pontos que precisam de atenção na nossa rotina em casa e, principalmente, no trabalho. Sabemos que quando a informação não é transmitida de forma correta, torna-se ineficiente, podendo prejudicar o andamento do trabalho. No ambiente organizacional, qualquer tipo de ruído na comunicação como e-mails mal escritos, memorandos com erros ou informações confusas podem causar transtornos e afetar negativamente todo o ambiente de trabalho.

Dependemos da comunicação para tudo, seja para propor ideias, defender projetos, vender produtos ou apenas manter uma conversa com um colega de trabalho. Entretanto, poucas pessoas sabem se comunicar corretamente. Comunicação não é apenas falar, mas também saber ouvir. E para se expressar corretamente é necessário, primeiramente, que você compreenda o que a outra pessoa diz.

Saber se comunicar e se posicionar em diferentes situações profissionais é fundamental para evitar conflitos e desentendimentos, bem como alcançar o sucesso.

A comunicação eficiente é também uma grande aliada dos líderes e gestores para manter o equilíbrio organizacional. Quando pensamos em comunicação eficaz devemos levar em consideração alguns pontos:

 

  • Cada receptor possui a sua individualidade

Isso significa que cada pessoa tem a sua própria construção de significados, baseada em toda carga cultural adquirida durante a sua vida. Portanto, os indivíduos pensam e agem de forma diferente. Com isso, a forma de se expressar, a escolha das palavras e até mesmo o tom da voz utilizado na comunicação influencia a forma como o ouvinte interpretará a mensagem recebida. A comunicação deve se adaptar e levar em conta essas diferenças individuais.

Entender quem é o seu receptor é um ponto importante para conseguir obter uma comunicação eficaz.

 

  • O feedback

O feedback é a melhor forma de assegurar-se do retorno da mensagem que foi transmitida: se ela cumpriu com o objetivo e se, de fato, gerou a atitude esperada. Caso isso não ocorra, a mensagem deve ser transmitida novamente, de forma mais clara – se necessário usando outros meios e palavras. Procure sempre entender quais são as dúvidas do seu receptor para melhorar cada vez mais a comunicação.

 

  • A comunicação correta muda atitudes

No mundo empresarial, uma comunicação que não provoca nenhuma atitude, não atingiu seu resultado. Obter êxito nesse processo significa ter colaboradores mais motivados, criativos e engajados em seus projetos para entregar sempre os melhores resultados.

 

Leia mais: Veja dicas de como fazer uma apresentação cativante

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