Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Agronegócio: mercado em expansão pede profissionais qualificados

21 de novembro de 2014

Compartilhe esta notícia:

Agronegócio pode ser entendido como toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. Engloba a agropecuária, que abrange o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado à criação de animais. Esse tipo de trabalhador costuma desenvolver serviços em fazendas, propriedades rurais de médio e pequeno porte e ainda em empresas e indústrias que comercializam insumos para a área rural. Essas atividades se caracterizam por algumas etapas, desde o cultivo até a administração dos negócios que as envolvem, começando pelos insumos, produção, processamento, distribuição, até chegar ao cliente final.

Atualmente o agronegócio é o mais importante setor da economia do país, responsável por 27% do Produto Interno Bruto (PIB), gerando 37% dos empregos e respondendo por mais de 40% das exportações brasileiras. Existem 56 milhões de hectares cultivados e 220 milhões de hectares de pastagens, entre naturais e cultivadas, além de cinco milhões de estabelecimentos rurais no Brasil. Segundo o Embrapa, a produção agrícola nacional cresceu 95% de 1996 a 2006.

Para Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e atual diretor do Agronegócio Energia da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa), três fatores contribuem para o desenvolvimento dessa promissora cadeia produtiva, que abrange desde o plantio até o processamento industrial e a exportação. “O Brasil tem o maior estoque de tecnologias para o mundo tropical, principalmente o cerrado; pode trabalhar em áreas maiores, o que reduz custos, ao contrário da China e da Índia, onde um hectare é considerado uma propriedade muito grande; e tem alto índice de terras propícias para a agricultura.”

O Brasil é considerado o maior produtor mundial de café, açúcar e suco de laranja. É também o maior exportador mundial de café, açúcar e carne bovina e tem significativo papel como maior exportador de soja.

O campo de trabalho é amplo e com tendência de crescimento, em especial com duas regiões muito promissoras: o Centro-Oeste, devido à expansão da soja, e o Sul, onde é criado o chamado boi verde, que se alimenta de capim e proteína vegetal.

O agronegócio está à procura de profissionais que entendem de tecnologia, controle dos processos produtivos, seguro agrícola e mercados futuros, uma mão de obra qualificada que será responsável por manter e, também, contribuir para o crescimento do setor.

Conheça os cursos de [tweetable alt=””]Pós-Graduação a Distância da AVM Faculdade Integrada na área de Agronegócios.[/tweetable] São 8 cursos oferecidos por meio do wPós, maior programa de Pós-Graduação do país.

Fonte: Veja.com

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.