Antigo lixão do Rio de Janeiro passa a transformar lixo em energia limpa

Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Antigo lixão do Rio de Janeiro passa a transformar lixo em energia limpa

10 de junho de 2013

Compartilhe esta notícia:

A Usina de Biogás do Aterro Metropolitano de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminesne, aceitou o desafio de transformar o lixo em energia limpa. Instalada no antigo lixão, a primeira usina de gás verde do país vai atender à Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras.

Com capacidade para suprir 10% da demanda energética da Reduc e produzir, anualmente, 70 milhões de metros cúbicos (m³) de gás verde, a Usina iniciou as atividades de produção após conclusão da obra que durou quatro anos e teve investimentos de R$ 240 milhões, com parceria da prefeitura do Rio e apoio da Petrobras.

Durante 35 anos, o Aterro de Gramacho foi o principal destino de cerca de 80 milhões de toneladas de lixo do Rio de Janeiro e de municípios vizinhos, tendo se transformado no maior aterro da América Latina. Às margens de um manguezal na Baía de Guanabara, o local foi uma fonte de trabalho para centenas de catadores. O aterro fechou em junho de 2012 e a partir daí o lixo passou a ser levado para a Central de Tratamento de Resíduos de Seropédica, na região metropolitana do Rio.

O projeto de aproveitamento energético do biogás do Aterro Gramacho foi aprovado recentemente pela UNFCCC (United Nations Framework ConventiononClimateChange) e registrado em maio de 2013 para fins de certificação de créditos de carbono, que serão comercializadas no futuro.

De acordo com o diretor do Consórcio Novo Gramacho, que integra as empresas Biogás, Synthesis e a construtora J. Malucelli, Paulo Tupinambá, entre as vantagens do biogás está a inibição de gás carbônico na natureza, as receitas geradas com créditos de carbono, além de benefícios para os municípios do Rio e de Duque de Caxias.

Faça parte do grupo de profissionais especializados nos setores de Meio Ambiente e de Petróleo e Gás. O wPós oferece 15 cursos de Pós-Graduação a Distância em Meio Ambiente e Sustentabilidade e 5 cursos de Pós-Graduação a Distância em Petróleo e Gás. Conheça nossos cursos!

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.