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Aprenda a lidar com críticas no trabalho

5 de outubro de 2015

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Independente da empresa em que você trabalha, por mais competente e esforçado que você seja, ou o cargo que ocupa, o seu trabalho nunca estará livre de críticas. Abandone suas esperanças: as críticas no ambiente corporativo sempre irão existir. Cabe ao profissional decidir que tipo de postura irá adotar ao recebê-las.

Saber lidar com as críticas no ambiente de trabalho demonstra que o indivíduo possui Inteligência Emocional para lidar com as situações adversas, nem sempre agradáveis, no cotidiano da empresa.

Porque é importante sabermos receber uma crítica?

Sabemos que existem pessoas que criticam apenas para mostrarem o quanto elas se acham melhores e superiores do que os outros, mas também há críticas que podemos chamar de construtivas, que são aquelas críticas bem intencionadas e têm como objetivo o aperfeiçoamento do profissional.

Entretanto, muitas vezes por imaturidade, temos a tendência de interpretar esses feedbacks como uma espécie de ataque à nossa dignidade e levar para o lado pessoal.

São nesses momentos que precisamos desenvolver o hábito de escutar, absorver e valorizar os feedbacks, pois só assim é possível lidar com as críticas de forma realmente produtiva e utilizar essa situação de forma assertiva: onde a pessoa sabe ouvir a crítica, se responsabilizar ou argumentar de forma positiva, aproveitando a situação como uma oportunidade de aprendizado.

Confira algumas dicas preparadas pela AVM Faculdade Integrada para você lidar com as críticas no ambiente corporativo!

  • Escute o que o outro tem para falar

Receber uma crítica nunca é uma situação agradável, porém o segredo para retornar a situação está em ouvir profundamente o que o outro tem a dizer até o fim, sem interrompê-lo.  Não pense logo em como se defender do que está sendo dito, além de naturalizar o processo do feedback para você, esse comportamento pode render valiosos aprendizados sobre autoconhecimento.

  • Não seja reativo

Usar argumentos defensivos e retrucar aquilo que lhe foi dito logo de cara, pode causar a impressão de que você é um profissional infantil, que não aceita ser contrariado. Reagir com raiva, insultos, acusações ou desculpas infundadas a uma crítica demonstra um comportamento agressivo e até uma imaturidade emocional.

  • Reflita sobre a crítica

Ao refletir sobre aquilo que lhe foi dito, o profissional tem a chance de reavaliar seus atos e perceber de que maneira suas ações podem afetar diretamente outras pessoas. Com um pouco de boa vontade é possível tirar boas lições até mesmo quando o feedback do outro parece injusto. Se julgar que a crítica é incoerente, elabore uma resposta educada e racional, demonstrando autocontrole e ética profissional. Ao adotar essa postura, você transformará algo que primeiramente parecia negativo, para uma situação favorável para a sua carreira.

Não crescemos e nos aprimoramos sem saber o que a gente faz bem ou o que podemos fazer melhor. Para as pessoas que buscam excelência a crítica é essencial. Críticas frontais merecem ser recebidas de braços abertos, principalmente se o seu ambiente de trabalho for dominado pela fofoca e pela hipocrisia. Isso porque pouquíssimas pessoas têm a disposição e a coragem de apontar francamente as falhas alheias.

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