Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Artigo Científico: saiba o que é e como ele pode alavancar sua carreira

11 de abril de 2018

Compartilhe esta notícia:

Já parou para pensar o quanto a publicação de um artigo científico pode agregar valor ao seu currículo e, em consequência, à sua carreira? Caso você ainda não tenha percebido essa relevância, então, comece a pensar no assunto e alavanque de vez sua profissão.

Você deve estar se perguntando o que é necessário para tornar a sua pesquisa de conclusão de curso num atrativo e transformá-la em um artigo científico, não é mesmo?

Para responder essa e outras dúvidas sobre o tema, acompanhe o post de hoje e veja como isso é possível. É exatamente o que fez a nossa aluna do curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional, Michelle Trigo de Moraes. Confira!

 

O que é um artigo científico?

Para que um artigo seja considerado científico, é necessário que o trabalho acadêmico apresente resultados pertinentes conforme critérios de métodos científicos. As pesquisas propostas pelo estudante são avaliadas mediante um grupo de pesquisadores que avaliam as referências, os métodos e a precisão da metodologia aplicada nas conclusões ou nos resultados alcançados.

 

Como é estrutura de um artigo?

De modo geral, o conteúdo do artigo não extrapola 20 páginas e, normalmente, é feito para substituir teses e dissertações (em sua maioria, tem um volume maior de páginas), esse tipo de trabalho apresenta resultados em forma de síntese. Neste caso, os artigos são produzidos sob a orientação de um especialista acadêmico no assunto.

Depois de pronto, são submetidos aos conselhos editoriais de periódicos e suas comissões, que julgarão a sua relevância e se estão em conformidade com o perfil do veículo.

 

O que eu preciso saber antes de fazer um artigo científico?

No caso, o modelo mais adequado para o seu trabalho é o estilo acadêmico, com escrita impessoal. Indubitavelmente, no mundo acadêmico, a solidificação de uma carreira está diretamente ligada à pesquisa e a ampla divulgação de seus resultados.

Portanto, o profissional que deseja desenhar sua carreira nesse sentido, deve procurar meios para alcançá-la por meio da publicação artigos. Mas, para isso, o papel da instituição e seus tutores, professores, coordenadores e pesquisadores são indispensáveis.

 

Onde publicar artigos científicos?

Uma ótima opção para quem está começando nesse universo, é submeter a publicação do trabalho científico em simpósios, congressos, seminários e eventos da área. Geralmente, nesta modalidade as avaliações são feitas mais rápidas. Você poderá buscar esses eventos no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No entanto, para quem já está há um tempo nesse meio, busca publicar os seus artigos em revistas científicas da área pertinente, a nível nacional ou internacional.

 

Para se espelhar

A aluna de Pós-Graduação, Michelle Trigo de Moraes, após concluir a especialização em Fisioterapia Dermato Funcional pela Faculdade Unyleya submeteu seu artigo científico aos critérios de avaliação de uma revista renomada na área: Nova Fisio.

Com louvor na avaliação de seu artigo, Michelle Moraes apresentou como tema “Tratamento fibro edema geloide com ultrassom terapêutico de 3mhz com uso da fonoforese” e teve tutoria do Professor Renan Martins dos Santos, do curso de Pós-Graduação da Faculdade Unyleya.

A publicação de um artigo em meios científicos é uma honra para a instituição, orientador, coordenador, aluno e todos os envolvidos. Entretanto, para o profissional é a consolidação da sua carreira. Portanto, não deixe de investir em uma especialização e acelerar a sua vida profissional.

 

Leia também:  Como faço para escolher uma especialização na área da saúde?

 

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.