Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

As 14 habilidades que os empregadores buscam nos candidatos

8 de dezembro de 2017

Compartilhe esta notícia:

A maioria dos candidatos às  vagas de emprego gostaria de saber a fórmula secreta para conquistar os recrutadores. Por outro lado, enquanto cada empregador está à procura de um conjunto único de habilidades para determinadas funções, certas habilidades e valores são praticamente universais para qualquer emprego.

Embora as habilidades técnicas sempre sejam importantes, existe um conjunto de características que faz brilhar os olhos de qualquer recrutador. De acordo com uma análise de 2,3 milhões de perfis do LinkedIn para o jornal estadunidense “The Wall Street Journal”, cerca de 58% dos colaboradores que apresentaram habilidades de comunicação foram contratados ao longo de um ano, deixando claro que o perfil do profissional, ou o que pode se chamar de “soft skills” é mais importante do que se pensa no mercado de trabalho atualmente.

A boa notícia é que a maioria dos candidatos a emprego possui essas habilidades até certo ponto. Outra boa notícia (ainda melhor) é que você pode melhorar ou conquistar essas habilidades através de treinamento, desenvolvimento profissional ou orientação especializada. Uma vez que você entende tais habilidades e características, você pode adaptar seu currículo para destacá-las.

Então, quais são essas habilidades críticas de empregabilidade que os empregadores exigem dos candidatos a emprego? Você possui essas habilidades procuradas?

No post de hoje, trazemos uma lista com as habilidades e os valores mais desejáveis ​​no mercado de trabalho atualmente.

Descubra a seguir quais você tem e quais você precisa adquirir!

1.Profissionalismo.

Um bom profissional atua de forma responsável e justa em todas as suas atividades, sejam pessoais ou profissionais. Isto é visto como um sinal de maturidade e autoconfiança. Esteja sempre atento às suas atitudes para evitar agir de forma mesquinha.

Como você pode descrever esta habilidade em seu currículo ou carta de apresentação: consciencioso, focado em resultados, organizado, dedicado e comprometido.

2. Honestidade e integridade.

Os empregadores provavelmente respeitam a integridade pessoal mais do que qualquer outro valor, especialmente à luz dos muitos escândalos que temos visto nas notícias ultimamente.

Como você pode descrever esta habilidade em seu currículo ou carta de apresentação: profissional experiente, cuja honestidade e a integridade são a base para a conquista da liderança efetiva e sólidas relações comerciais.

3. Adaptabilidade.

Aberto a novas ideias e conceitos, trabalho de forma independente ou como parte de uma equipe, e para realizar múltiplas tarefas ou projetos.

Como você pode descrever esta habilidade em seu currículo ou carta de apresentação:  Altamente adaptável, móvel, positivo, resiliente, paciente que assume riscos calculados e aberto a novas ideias.

4. Solução de problemas.

Os empregadores procuram candidatos que amam o que fazem e que perseveram até transpor desafios para que o objetivo seja cumprido.

Como você pode descrever esta habilidade em seu currículo ou carta de apresentação:  Focado em produtividade para concluir com sucesso as tarefas.

5. Confiabilidade / Responsabilidade.

Não há dúvida de que todos os empregadores desejam colaboradores assíduos e pontuais, que assumem a responsabilidade por suas ações.

6. Lealdade.

Chega a ser óbvio que os empregadores querem colaboradores leais à empresa e seus objetivos. Tão óbvio que às vezes nos esquecemos de destacar isso em nossos currículos, cartas de apresentação, ou mesmo, durante as entrevistas de seleção.

7. Atitude positiva / Motivação / Energia / Paixão.

Os candidatos a emprego que são contratados e os funcionários que são promovidos são os que demonstram entusiasmo em suas palavras e, principalmente, ações.

Como você pode descrever esta habilidade em seu currículo ou carta de apresentação:  busque um exemplo de realização em sua trajetória profissional e descreva-a no currículo.

8. Autoconfiança.

Se você não acredita em si mesmo, em sua mistura única de potencialidades, habilidades e formação, por que um empregador em potencial deveria acreditar? Tenha confiança em si mesmo e com o que você pode oferecer aos empregadores.

9. Motivação / Capacidade de trabalhar sem supervisão.

Embora o trabalho em equipe seja sempre mencionado como uma habilidade importante, a capacidade de trabalhar de forma independente, com supervisão mínima é muito bem vista entre os recrutadores. Tal habilidade é essencial mesmo para cargos operacionais.

10. Disposição para aprender.

Independentemente da sua idade, independentemente da sua experiência, você sempre deve querer aprender uma nova habilidade ou técnica. Os trabalhos estão em constante mudança e evolução, e você deve mostrar abertura para crescer e aprender com a mudança.

11. Liderança / Gestão.

Embora muitas vezes a capacidade de liderança seja uma qualidade inata, é possível adquirir esse traço de personalidade. Portanto, busque essa habilidade para ter capacidade de ser o colaborador a ser lembrado quando aparecem os desafios.

12. Sensibilidade / Consciência multicultural.

Não há, possivelmente, um aspecto mais importante no local de trabalho do que a diversidade. E os candidatos a emprego devem demonstrar sensibilidade e abertura em relação a pessoas com personalidades e culturas diferentes.

13.Planejamento / Organização.

Trata-se de sua capacidade de definir, planejar e alcançar metas dentro de um prazo definido. Envolve também a definição e execução de metas.

14.Trabalho em equipe.

A maioria do trabalho de uma organização envolve um ou mais grupos. Portanto, você deve ter a capacidade de trabalhar com os outros de forma profissional ao tentar alcançar um objetivo comum.

Reflexões finais

A empregabilidade está diretamente ligada aos valores pessoais. Suas habilidades são as ferramentas críticas que você precisa para ter sucesso no local de trabalho. E elas podem ser aprendidas, cultivadas e desenvolvidas ao longo de sua vida profissional. Uma vez que você identificou as habilidades e valores procurados e avaliou o grau em que você os possui, comece a capitalizá-los, destacando-os – em seu currículo, carta de apresentação e respostas de entrevista – para o sucesso profissional.

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.