Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

As 5 posturas dos grandes líderes

23 de maio de 2017

Compartilhe esta notícia:

Líderes natos existem, mas essa categoria de liderança costuma ser rara. A maioria das pessoas que se tornaram líderes, aprenderam a sê-lo. Quando se aprende, seja com a sabedoria dos outros ou com insights de sua experiência pessoal, fica fácil perceber que tornar-se um líder eficaz está mais ligado ao que se faz do que apenas com o que se sabe.

Veja a seguir cinco coisas que você pode fazer para se tornar um grande líder:

  1. Mantenha e cumpra as suas promessas.

Nunca faça promessas que não tem certeza que pode cumprir. Nada prejudica mais a sua credibilidade do que uma promessa quebrada ou expectativa frustrada.

Às vezes, manter promessas pode ser desafiador (e até penoso). Este compromisso vai desenvolver disciplina e integridade. Um bom começo é começar com seus familiares e colegas.

  1. Vista-se para influenciar.

Não se vista para impressionar e sim para influenciar. Isso significa certificar-se de sua aparência é consistente com sua marca pessoal e profissional. Comece perguntando a si mesmo como um líder com suas aspirações deve se apresentar. E não limite o cuidado em ter uma aparência coerente apenas a si mesmo. Fique atento também ao seu negócio.

  1. Trate sua equipe como você espera que eles tratem os clientes.

Pedir a sua equipe que seja cortês com os clientes ao mesmo tempo que os trata com grosseria é incongruente e hipócrita. Ser o líder não dá a você um passe livre para satisfazer seus instintos básicos. A maneira como você trata as pessoas é um barômetro para todos na sua equipe. Procure maneiras de apoiar seus funcionários para que eles possam se tornar bem-sucedidos. Pergunte periodicamente o que pode fazer para ajudá-los.

  1. Mostre seu compromisso com o crescimento pessoal.

A liderança genuína não se dá ao acaso. É preciso crescer, se qualificar, transpor desafios e trabalhar com afinco. Afinal, os cargos de gestão e liderança quase nunca são abertos para quem tem apenas a graduação no currículo, ou os que não têm em seu portfólio resultados concretos para mostrar. Já os que se especializam ou colecionam vitórias em seus portfólios, estes sim, conquistam as posições de destaque.

  1. Não dependa apenas de feedback para se avaliar.

Alguns líderes reagem ao feedback não solicitado como crítica e perdem uma oportunidade de aprender. Mas esperar que seus funcionários ou colegas constantes feedbacks é uma aposta arriscada. Observe o comportamento das pessoas de seu círculo profissional quando estão em sua presença e você terá muitos subsídios para verificar o que eles pensam de você. Se, porventura, alguém disser que você seria mais eficaz comunicando-se mais claramente, peça um exemplo de quando você não o fez.

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.