Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

As 6 dicas para se tornar um trainee de sucesso

30 de outubro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Para muitos jovens que ainda estão cursando o ensino superior ou são recém-formados, os programas de Trainee de grandes empresas tornam-se uma ótima oportunidade de crescer e se desenvolver rapidamente na carreira. Isso porque após os longos treinamentos internos, esses jovens passam a ocupar posições técnicas e gerenciais dentro das companhias.

A maioria desses programas, em questão de concorrência, assemelham-se a concursos públicos. Entretanto, esses jovens, diferentemente dos concurseiros, não buscam somente estabilidade e sim grandes desafios e cargos de destaque nessas empresas.

O olhar do jovem, e a sua vontade de buscar novas formas de fazer as coisas – com muito mais agilidade e de maneira criativa e econômica, é o que faz as empresas investirem tempo e capital financeiro no treinamento desses talentos.

Nos programas de seleção de trainees, além da capacidade técnica afiada e a fluência em um segundo idioma, questões comportamentais são bem definidas para um jovem talento obter aprovação. Por isso, confira a seguir, as características indispensáveis para se tornar um trainee de sucesso!

 

  • Curiosidade

Todo jovem talento tem uma sede por informações e novos conhecimentos. São pessoas que vão além da camada óbvia de aptidões e de resultados que são já são esperados.

Durante o processo seletivo, e também ao longo do programa de trainee, buscar notícias do setor da companhia, bem como checar as suas redes sociais, podem trazer insights interessantes para o jovem.

 

  • Humildade

A arrogância certamente é um risco para os jovens que buscam se destacar não só em programas de trainee, mas como em qualquer área que no mercado de trabalho.

Questionar só por questionar os superiores, sem considerar a experiência prévia é um sinal de arrogância, por outro lado, ouvir os mais experientes e aprender com os mesmos é sinal de humildade.

 

  • Senso Crítico

A capacidade de desenvolver o pensamento crítico é considerada um dos talentos do século XXI. Essa competência que pode e deve ser aprimorada não somente pelos jovens, mas por todas as pessoas, pois permite ao indivíduo uma boa capacidade de análise e resolução de problemas com mais facilidade.

 

  • Resiliência

Enfrentar as dificuldades e tirar lições delas, saindo mais forte desse processo de superação é o ponto-chave dos profissionais resilientes. Essa capacidade aliada ao autoconhecimento, diz respeito aos jovens que sabem gerencias suas frustrações e que se adaptam com facilidade a situações adversas.

 

  • Autoconhecimento

Especialistas em recrutamento e seleção de trainees afirmam que ter em mente um plano para o futuro é diferencial. Planos, projetos e motivações podem até parecer distantes quando falamos de jovens profissionais, contudo, pelo menos seus contornos devem estar vividos na mente desses talentos.

 

  • Maturidade

Quando falamos dos jovens que entram nesses treinamentos, sabemos que muitos iniciam com um pouco de imaturidade profissional, porém ao final, tornam-se gerentes e técnicos assumindo grandes responsabilidades dentro das companhias. E por isso, é importante evitar atitudes impulsivas, ou seja, ter calma mesmo trabalhando sob pressão.

Sabendo lidar em diferentes cenários com maturidade e liderança – Que é a capacidade para alcançar resultados através de pessoas, o que é indispensável para o jovem que deseja se tornar um trainee de sucesso.

 

Leia também: A geração Z e o mercado de trabalho

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.