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As 7 competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho

21 de julho de 2017

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Não só qualificação, o que também preocupa o mercado nos dias de hoje é o perfil de colaboradores que se deseja ter em sua empresa. O conhecimento em si é importante. Mas, se o colaborador não souber desempenhar a sua função em harmonia com a equipe e visando sempre inovações para a área, ele provavelmente não será útil por muito tempo.

Neste momento, desligue-se um pouco de conhecimentos técnicos e foque em o que você precisa desenvolver como comportamento para uma melhor atuação onde quer que esteja.

  1. Tenha iniciativa

Independente da sua função, mantenha-se atento ao que pode ser melhorado, antecipado ou previsto. Se estiver na sua possibilidade de ação, faça. Caso contrário, sugira, dê a sua opinião, incentive a integração da equipe. Não se omita de questões importantes e nem espere “ordens” para realizar aquilo que já sabia que deveria ser feito. “Vista a camisa” e dê o seu melhor!

  1. Comunique-se

De forma efetiva, claro. Não monopolize conhecimento. Compartilhe as suas participações na empresa e os resultados do seu trabalho. Da mesma forma, demonstre interesse em entender o que os demais colegas e setores estão fazendo, em que estão empenhados. Colaboradores que se comunicam bem podem chegar a resultados muito melhores, alinhando estratégias e corrigindo inconsistências. E, tão importante quanto, possibilitando também mais união e confiança entre a equipe.

  1. Planeje-se

Aprenda a organizar o seu dia, sua semana e o seu mês. Trace objetivos do que o seu trabalho deve entregar, do que deve produzir a cada período de tempo. Organize também o que é prioridade e o que não é. Seja um profissional assertivo que sabe organizar o seu próprio tempo com bom rendimento e sempre preparado para possíveis contratempos.

  1. Saiba trabalhar em equipe

Acrescentando com os seus conhecimentos e vivências e dando espaço para ouvir os posicionamentos dos colegas. Aprenda a equilibrar a sua opinião com a dos outros e a desapegar da palavra final. Um trabalho em equipe pode fugir completamente das suas ideias. No entanto, é importante que, uma vez que decisões tenham sido estabelecidas, todos os integrantes da equipe assumam o seu compromisso com a implementação delas. Não importa se está de acordo com a sua opinião ou não. Respeite o que foi decidido e cumpra o seu papel definido.

  1. Relacione-se bem

Mesmo que o seu trabalho seja mais solitário, você eventualmente terá que se reportar a alguém, a seu chefe, a um colega do mesmo setor ou de outros setores. Tenha uma linguagem gentil e aberta. Seja solícito. Compreenda a importância de cada um na empresa. Trate bem a todos os funcionários de qualquer função. Seja aquela pessoa agradável e que faz falta quando está ausente. Seja alguém que faça a diferença na empresa e com quem seja agradável compartilhar o dia a dia do trabalho. Vista o bom-humor diário.

  1. Estimule a sua curiosidade e criatividade

Não se permita estagnar. Leia sempre sobre a sua área de atuação, novos artigos e atualizações. Estimule-se a reformular sempre a sua forma de trabalho. Faça testes. Atualize-se como puder. Só não perca a curiosidade. Seja crítico e analítico com o seu desempenho. Busque sempre novas inspirações e seja seu próprio combustível de motivação.

  1. Seja flexível

Adapte-se. Permita-se conhecer as necessidades da empresa e como você pode contribuir para elas. Mudanças podem ser necessárias, eventualmente. Não se limite, sequer demonstre insatisfação sem antes entender o cenário completo. Ser flexível pode te abrir mais portas do que imagina em momentos de mudanças.

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