Benefícios da leitura - wPós

Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Veja aqui os benefícios da leitura e comece a praticá-la o quanto antes

4 de outubro de 2019

Compartilhe esta notícia:

Por meio da leitura é possível abrir novas oportunidades tanto na vida pessoal, como na carreira. Ler é uma atividade que traz inúmeros benefícios, pois além de estimular a criatividade, expande o vocabulário e o conhecimento de quem lê.

Infelizmente, a última pesquisa feita pelo instituto Pró-Livro, revelou que a média anual de leitura do brasileiro é de quatro livros, com a inclusão dos didáticos. Enquanto em países como a França, a média é de 15 por cidadão. Ou seja, são dez livros a mais por pessoa em um ano.

Esses dados levantam uma discussão sobre as políticas de incentivo à leitura e à cultura em geral que são implementadas no País. Ou talvez, a carência delas. De acordo com a pesquisa, a leitura não é um hábito cultural do brasileiro, já que, o grupo que mais lê ainda encontra-se na escola.

A falta de tempo é a principal desculpa utilizada pelas pessoas que não possuem o hábito de ler, pensando nisso, separamos 5 benefícios de uma leitura regular, que certamente irão motivar você a desenvolver esse hábito.

Vamos lá?

 

Diminui o estresse

Já é comprovado cientificamente que a leitura é uma atividade relaxante, e que diminui os níveis de estresse. Por isso que ler antes de dormir, nos ajuda a pegar no sono mais facilmente.

Apesar de todos os problemas que você possa ter no seu cotidiano, quando você lê uma boa história, tudo parece mais distante.

 

Expande o seu vocabulário

É inevitável. Quanto mais você praticar a leitura, maior será o seu contato com novas palavras e consequentemente irá agregá-las ao seu cotidiano. Tanto ao escrever, como falar, estar confiante e ser bem articulado com as palavras, são características fundamentais para todo o tipo de trabalho.

 

Melhora a capacidade de concentração e memorização

Ler é uma ótima forma para treinar a sua concentração. Isso acontece, porque ao ler, você acaba forçando a sua mente a não desviar-se do foco para não perder o raciocínio. Para as pessoas que têm alguma dificuldade de concentração, a leitura é uma ótima forma de exercitar essa habilidade.

Outro benefício da leitura é a capacidade de memorização que o leitor desenvolve. A memória é estimulada em todo tempo durante a narrativa, principalmente porque desafia o leitor a ter que se lembrar dos principais aspectos da história, nomes dos personagens, lugares, etc.

 

Desenvolve o seu pensamento crítico

Quando ler se torna um hábito, você consegue falar sobre os livros facilmente, bem como avaliá-los. Dizer se foi bem escrito, se os personagens estão bem desenvolvidos na história, ou até mesmo se a cronologia está correta. Nas discussões com outros leitores, você poderá opinar mais claramente e com mais confiança.

A leitura e o acesso a diversos conteúdos, expande o seu conhecimento ao lhe proporcionar uma nova visão sobre determinado assunto. E quanto mais conhecimento você possuir sobre algum tema, inevitavelmente se tornará mais crítico também.

 

Mantém o cérebro ativo

Sabemos que o cérebro é um músculo, e por se tratar de um precisa de estímulos e exercícios constantes para manter-se forte e saudável. Manter o cérebro ativo por meio da leitura, jogos ou caça-palavras, por exemplo, previne a perda de força e diminui o risco de desenvolver o Alzheimer em 30%.

Existem ainda milhares de outros benefícios que a leitura pode nos trazer. Não fique parado!  Pegue já um livro e desfrute de todo ele. “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu estado original – Albert Einstein.”

 

Veja também: Saiba como desenvolver seu hábito de leitura

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.