Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Bibliotecário: Agente fomentador do conhecimento

10 de março de 2017

Compartilhe esta notícia:

Há algumas décadas atrás, a imagem do Bibliotecário, na maioria das vezes, estava associada a única função de organizar livros e manter as estantes limpas. Contudo, esse panorama vem mudando no cenário atual, trazendo esse profissional a um novo patamar, onde passa a atuar diretamente nas melhorias e transformações do campo da informação e do conhecimento.

Com o advento das TICs e com a necessidade incessante de uma informação mais rápida e precisa, os ambientes de trabalho do bibliotecário vêm se expandindo e abrangendo diversas áreas, tais como: bibliotecas, centros de documentação, editoras, livrarias, agências de publicidade, emissoras de rádio, TV, jornal, entre outras.

Como se observa, esse profissional tem um vasto campo de atuação, dos ambientes mais tradicionais aos mais diferenciados. Segundo o Wikipédia, o Bibliotecário é um profissional que trata a informação e a torna acessível ao usuário final, independente do suporte informacional. Ele tem a responsabilidade de identificar a demanda de informação em diferentes contextos, levando em consideração a diversidade do público.

Portanto, conclui-se que o Bibliotecário tem um perfil multidisciplinar, podendo ser um especialista na sua área de conhecimento, um expert nos recursos informacionais disponíveis, um técnico efetivo no tratamento dos acervos, como também um líder de ponta para enfrentar as mudanças que ocorrem no decorrer de sua carreira.

O Bibliotecário, além de proporcionar qualidade e presteza no acesso às informações, pode ser considerado também, um agente fomentador do conhecimento, seja no âmbito institucional, como também cultural.

Conheça os cursos de Pós-Graduação a Distância do wPós:

Texto:

Luana Oliveira: Oficial do Exército Brasileiro, com atuação na Gestão de Arquivos e Bibliotecas. Pós-graduada em Gestão de Documentos e Informações. Arquivista formada pela Universidade de Brasília e professora do programa wPós.

LEIA TAMBÉM: 

Atualização profissional: qual é a importância no mercado hoje?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.