Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Carreira: 7 conselhos para quem quer se manter no mercado de trabalho

27 de junho de 2016

Compartilhe esta notícia:

Como-Ser-um-Profissional-Mais-Feliz-15Os dias atuais são marcados pela instabilidade econômica. E isso se reflete diretamente na sua segurança empregatícia. Em tempos de enxugamento à custa de reestruturações e cortes de pessoal, o mercado se torna cada vez mais competitivo numa economia que não dá sinais de melhorar tão cedo. Nesse cenário sombrio, surgem temores quanto ao futuro e as indagações  quanto a própria empregabilidade são mais presentes nas mentes de profissionais.

Por isso, a Faculdade Unyleya selecionou dicas valiosas sobre a conduta nesses tempos de crise. Confira:

  1. Fique atento aos seus instintos

O raciocínio lógico é essencial para a sobrevivência no mundo corporativo, no entanto, ficar atento aos seus pressentimentos é mais do que necessário, é fundamental para a tomada de decisões importantes. E é diante de adversidades que a intuição se faz mais presente e confiável. Mesmo que com a cautela de filtrar as emoções, leve-a sempre  em consideração.

  1. Sua vivência é tão importante quanto seus estudos

Cursos e leituras são essenciais para o crescimento profissional, mas a vivência tão importante quanto. Por mais que você estude, não irá muito longe se não aprender também com suas experiências de vida. Valorize o aprendizado adquirido com viagens, conversas com as pessoas, rotinas, enfim, sua experiência de vida.

  1. Desistir também faz parte

A persistência é a fórmula certa para se alcançar um objetivo, mas deve ser usada com inteligência. É preciso saber identificar os sinais de que um projeto não tem chances de vingar para considerar se vale a pena continuar. E o mesmo vale para a trajetória profissional escolhida. Talvez, durante sua jornada profissional, você note que está na área errada em nesse caso, é hora de procurar novos caminhos.

  1. Seu objetivo profissional é mais importante do que sua remuneração atual

É comum que profissionais se desviem do foco das suas carreiras por estarem atraídos por causa de dinheiro extra. É um erro deixar um emprego promissor ou se distanciar de seus objetivos só por causa de uma remuneração maior.  Nesse sentido, a dica é ter boa organização financeira para não cair na armadilha de se tornar refém das contas do seu estilo de vida. Talvez seja melhor reduzir gastos para se manter no caminho escolhido.

  1. Identifique as pessoas tóxicas e mantenha-se a uma distância segura

Em praticamente todos os ambientes profissionais há alguém que contamine o clima organizacional. Seja com reclamações, fofocas, falta de ética, enfim, há várias formas de contaminar o ambiente do trabalho. Essa figura tóxica pode ser um chefe, um cliente, um colega etc. Procure identificar essa(s) pessoa(s) e cuide para que ela(s) não estrague(m) sua rotina.

  1. A responsabilidade por sua satisfação profissional é mais sua do que do seu empregador

Em tempos em que o bem estar dos colaboradores é cada vez mais uma preocupação das empresas. Afinal, num ambiente tão competitivo, o engajamento de funcionários faz muita diferença para os resultados de uma instituição. Entretanto, a maior parcela de responsabilidade por sua felicidade no trabalho é sua. Procure encarar seu trabalho como um espaço em que você deve encontrar a satisfação. Cuide do seu bem estar e esteja atento aos pequenos prazeres do cotidiano.

  1. Não seja demasiado modesto

Cuidar do marketing pessoal exige tato para não cruzar os limites da arrogância. Porém, se sentir constrangido em divulgar suas qualidades, em nome da modéstia, não é uma boa estratégia. Para criar e cultivar sua “marca pessoal” é preciso saber identificar as oportunidades de mencionar alguma realização da qual você se orgulha. Basta encontrar o tom adequado para não ser visto como pedante.

VEJA TAMBÉM: Quer mudar de vida? Assuma a responsabilidade por suas escolhas!

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.