Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Chefe ou líder? Entenda a diferença

17 de fevereiro de 2016

Compartilhe esta notícia:

É comum termos a ideia de que para comandar uma equipe, é necessário que nos tornemos chefe dela. Porém, é ai que ocorre o erro. Há muita diferença entre ser chefe e líder. Para se tornar um líder de sucesso é preciso muito mais do que assumir responsabilidades. O líder deve ser antes de qualquer coisa, fonte de inspiração para os seus colaboradores.

Um líder inspira a sua equipe, faz escolhas difíceis e decisivas para o futuro da empresa, além de possuir inteligência emocional para lidar com as diferenças entre as pessoas, e resolver os conflitos com assertividade.

De início, as pessoas têm a mania de confundir os dois (chefes e líderes), às vezes por falta de experiência ou até mesmo falta de tato, sem contar que um líder pode ser um chefe, mas um chefe não pode ser um líder. Confuso? A AVM Faculdade Integrada te mostra as principais diferenças entre ser chefe e ser líder.

Chefe

Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Os chefes são temidos e não respeitados, seus funcionários geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas. O chefe vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado.

Líder

Conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto. Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por seus funcionários, e o respeito têm muito mais eficiência do que o temor. O líder busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e sim uma responsabilidade que deve ser dividida. O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas.  Ele procura trazer o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las. O líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado.

Quer saber mais sobre como se tornar um líder? Conheça nosso curso de Pós-Graduação em MBA em Gestão de Pessoas.

Leia também: 5 dicas para se tornar um líder inesquecível

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.