Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Cinco filmes para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro

19 de junho de 2017

Compartilhe esta notícia:

Muito mais do que uma opção de entretenimento, filmes aumentam a bagagem cultural e podem contribuir muito para os estudos. Documentários, animações, curtas e longas-metragens podem ser fontes de conhecimento, principalmente quando retratam momentos históricos.

Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, celebrado hoje, 19 de junho, selecionamos cinco filmes brasileiros  ricos de história sobre o nosso país. Confira:

1) Independência ou Morte – Com direção de Carlos Coimbra, o filme mostra o processo de independência do Brasil. Dom João VI é interpretado por Manoel da Nóbrega, Dom Pedro I, por Tarcísio Meira, José Bonifácio, por Dionísio Azevedo, e Marquesa de Santos, por Gloria Menezes. O filme é de 1972 e tem duração de uma hora e 48 minutos.

2) Olga – O filme narra a história de Olga Benário Prestes (Camila Morgado), militante comunista alemã de origem judaica. O longa traça a trajetória da revolucionária desde a sua adolescência em Munique e o romance com o líder comunista Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) até o nascimento de sua filha Anita Prestes e sua morte em um campo de extermínio durante o regime nazista. O filme é de 2004, a direção é de Jayme Monjardim e a duração é de 141 minutos.

3) Revolução de 30 – Todo em preto-e-branco, o documentário de Sylvio Back trata do movimento tenentista e da Revolução de 1930, com comentários dos historiadores Bóris Fausto, Edgar Carone e Paulo Sérgio Pinheiro. O documentário é de 1980 e tem duração de duas horas.

4) Senta a pua! – Neste documentário de 1999, Erik de Castro descreve a atuação do 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB (Força Aérea Brasileira) na Segunda Guerra Mundial. Com 112 minutos de duração, o documentário é baseado no livro homônimo do brigadeiro Rui Moreira Lima.

5) For All – O Trampolim da Vitória – O filme evidencia como a construção da base militar Parnamirim Field, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, afeta a vida das famílias locais. De repente, os brasileiros se deparam com dólares, eletrodomésticos, o glamour da cultura de Hollywood, músicas norte-americanas e a sensualidade de cantoras e atrizes famosas. De 1997, o filme ganhou diversos prêmios no Festival de Gramado e no Festival de Miami. A direção é de Buza Ferraz e Luiz Carlos Lacerda e a duração é de 95 minutos.

Dia do Cinema Brasileiro

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho porque foi nesta data, em 1898, que o italiano Afonso Segreto fez as primeiras imagens com um cinematógrafo no Brasil. O equipamento capturou o cenário da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

 

TEXTO: Secretaria do Educação do Estado de São Paulo

LEIA TAMBÉM:

Como vencer o sono para uma boa rotina de estudos?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.